Ter dados consistentes e credíveis é, cada vez mais, um ativo crítico para os processos de monitorização da atividade bancária, de tomada de decisão e estabelecimento de relações (duradouras) com os clientes.
O que qualquer gestor bancário quer evitar a todo o custo é a perda de credibilidade nos seus sistemas, perdas desnecessárias de tempo na reconciliação de dados, problemas de compliance, insatisfação do cliente, perda de receitas e, em última análise, a descredibilização da imagem da sua instituição. A verdade é que a falta de qualidade dos dados no negócio pode muito bem ser a causa de qualquer destes problemas.
Com isto em mente, a Asseco PST desenvolveu a solução Data Quality Engine (DQE). Trata-se de uma tecnologia com mais de 180 regras categorizadas em quatro níveis de estrutura, sobre a informação de entidades e clientes, que disponibiliza uma visão detalhada, continuada e consistente da qualidade dos dados da instituição, identificando causas e permitindo intervenções que assegurem a integridade atual e futura dos referidos dados.
Além do diagnóstico rápido do estado dos dados prioritários para o banco, a DQE permite assegurar outras vantagens à instituição. Configuração de regras de recolha de dados no sistema core, acesso autónomo das áreas responsáveis pela atualização dos dados, monitorização de campanhas de retificação de dados históricos e redução dos tickets feitos à DSI são apenas alguns exemplos.