Inovar é Trabalhar as Boas Ideias, CGI no IDC Digital Innovation Connection
“Escalar a inovação é mais difícil do que poderemos pensar à partida!”. Quem o garante é Manoj Mishra, Vice President, Banking da CGI que marcou presença no Digital Innovation Connection para falar do tema associado ao setor bancário.
Recordando que “os génios contam 1% de inspiração e 99% de transpiração”, Manoj Mishra sublinha que também a inovação “é menos sobre ideias e mais sobre trabalho e capacidade de levar essas ideias desde a fase inicial até ao mercado”.
E a certeza do que acabou de referir fica provada pelo recurso a um exemplo prático: “Falemos de um banco norte-americano que em 2016 procurava inovar na sua área. Na altura, o grande desafio foi perceber como levar a inovação até um nível mais elevado… como escalar essa inovação”.
A estratégia de então passou por pegar nas pequenas ideias que foram surgindo e torná-las realidade, colocá-las no mercado e potenciar crescimento a partir daí. “Só mais tarde, em 2017, esse mesmo banco começou a focar em algo mais grandioso, criando um produto totalmente novo no mercado americano”. Escalar a inovação era então a opção certa.
Viabilizado e lançado em apenas 9 meses, o trabalho (…a ideia) foi considerado “uma espécie de home run que trouxe enormes vantagens financeiras a este banco”.
Contas feitas, Manoj Mishra lembra que escalar a inovação tem mais a ver com disciplina de trabalho e menos com disrupção em si. Um modelo de inovação escalável sustenta múltiplos canais, garantindo que as ideias inovadoras podem ser implementadas com agilidade e nos timings certos.