A Gestão de Operações das Modernas Plataformas – Kyndryl no IDC Cloud Roadshow

A Kyndryl nasceu como resultado de um spin-off da unidade de serviços tecnológicos da IBM. A empresa assegura, por exemplo, a gestão de operações nas modernas plataformas tecnológicas tarefa que começa, desde logo, pela análise profunda daquele que é o verdadeiro problema.

A Gestão de Operações das Modernas Plataformas - Kyndryl no IDC Cloud Roadshow 

“Modern Platform Operations” foi o tema que deu mote à apresentação de Alexandre Soares, Kyndryl Portugal Lead Architect Kyndryl durante o IDC Cloud 2022. 

O responsável da empresa, que nasceu como resultado de um spin-off da unidade de serviços tecnológicos da IBM, e que desde novembro último se tornou totalmente independente da casa mãe, explicou que a empresa se dedica à gestão de infraestrutura…, mas não só.  

Alexandre Soares fez saber que a gestão de operações nas modernas plataformas tecnológicas deverá começar, desde logo, pela análise profunda daquele que é o problema: “Eu fico muito tempo a pensar no problema antes de mergulhar na solução, porque torna-se muito difícil saber qual a tecnologia certa para resolver o nosso problema, sem antes pensar realmente nele.”  

E, quando pensamos numa plataforma tecnológica moderna, pensamos num servidor na cloud e em alta disponibilidade; pensamos em três máquinas, por exemplo, ligadas a um load balancer para distribuir a carga entre os diferentes servidores, em discos e numa base de dados primária e uma secundaria, ficheiros em redundância e rede para aceder, dns para resolver nomes “e num conjunto alargado de outros itens sem os quais se torna impossível termos a nossa aplicação no ar”. 

IDC Cloud Roadshow março 2022, Lisboa

O problema é “que não se trata “apenas” de montar peças de lego, porque depois é necessário gerir tudo” com serviços de infraestrutura “que dão suporte e integração das aplicações a montante e a jusante”.  

A Kyndryl faz este tipo de serviços, e muito mais, contando, a nível mundial, com cerca de 90 mil profissionais, e tendo assegurado “um elevado crescimento nos últimos dois anos em termos de certificações dos principais hyperscalers”. 

Alexandre Soares

Alexandre Soares

Gravitating among Architecture (Enterprise/Cloud/Infrastructure), Infrastructure as Code Evangelizing and IT Operations for Dynamic Environments Management

https://www.linkedin.com/in/alexsrs/?originalSubdomain=pt

Últimos artigos