A Cloud Nacional da IP Telecom – IP Telecom no IDC Cloud Roadshow

A IPT Cloud é a mais recente oferta da IP Telecom em matéria de serviços na nuvem; uma cloud nacional, feita por portugueses e a pensar no nosso mercado. Rui Ribeiro, diretor-geral da empresa esteve no Cloud RoadShow a falar sobre o serviço.

A Cloud Nacional da IP Telecom - IP Telecom no IDC Cloud Roadshow

Rui Ribeiro, diretor-geral da IP Telecom veio à última edição do IDC Cloud RoadShow apresentar a cloud nacional da sua empresa, “capaz de escalar globalmente, mas sempre focada no mercado nacional”. O responsável máximo da companhia sabe bem da necessidade de se procurar, enquanto empresa, “as melhores infraestruturas que suportem o negócio, as mais eficientes, mais ágeis e mais resilientes”. A verdade é que se torna determinante contar com “soluções que alinhem o negócio com as TI”.  

Rui Ribeiro recorda que Portugal tem, efetivamente, infraestruturas digitais “do melhor que existe no mundo” motivo pelo qual é importante “dar valor ao que temos enquanto país”. Neste campo, a angústia dos gestores, acredita o diretor-geral da IP Telecom, é perceber de que forma “dar o salto para aquilo que é a transformação digital e a competitividade do mundo dos negócios, assegurando uma efetiva e bem-sucedida transição digital das pessoas e dos processos”.  

É nesta angústia que os gestores “têm muitas perguntas e poucas respostas” e onde entra a IP Telecom “criando uma estratégia de apoio e suporte ao negócio e à transformação digital”. Rui Ribeiro explica que a IP Telecom procura ligar toda a cadeia de valor, desde fornecedores e parceiros até aos clientes, “garantindo suporte total às atividades core da empresa”. Daqui para a cloud é apenas um salto.  

Recordando que 95% ou mais das empresas em Portugal “não são start-ups e têm já um legacy muito pesado” importa não descurar que “é um grande desafio dar esse salto com tecnologias disruptivas”.  

IDC Cloud Roadshow março 2022, Lisboa

Para ajudar, a IP Telecom criou soluções capazes de responder ao problema: “Temos disponível uma nova geração cloud em Portugal: a IPT Cloud.”  

Trata-se de uma cloud multisite nacional “que utiliza e beneficia das infraestruturas de rede de alto débito existentes” e potencia os três datacenter da IP Telecom em Lisboa, Porto e Viseu. Rui Ribeiro explica que a oferta funciona “como uma zona cloud em Portugal”. À IPT Cloud surgem depois associados fortes serviços de segurança da informação, Backup-as-a-Service, e um conjunto de outros investimentos em áreas como S3-compativel, NetApp ou SSD, por exemplo. “Finalmente, a IP Telecom pretende ainda garantir as melhores práticas do ponto de vista de segurança com oferta anti-DDOS, encriptação de documentos com permissões de acesso associadas, etc”, refere Rui Ribeiro.  

Contas feitas, o diretor-geral da IP Telecom fala numa oferta de cloud híbrida, “preparada para gerir ambientes híbridos multicloud; uma cloud que está em Portugal, feita por portugueses e falada em português

Rui Nobre Ribeiro

Rui Nobre Ribeiro

General Manager @ IP Telecom | Digital Transformation Researcher and Professor | PhD

https://www.linkedin.com/in/ruipedronobreribeiro/

Últimos artigos