A Transformação Digital no Serviço ao Cidadão e às Empresas

Para falar do Future of Enterprise Public Sector, contámos com Miguel Gaspar, Vereador da Inovação e Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa; Sofia Carvalho, Vogal do Conselho Diretivo da Segurança Social e Sara Carrasqueiro, Vogal do Conselho Diretivo da AMA. O Painel foi moderado por Nuno Carvalho, Associated Partner da IDC Consulting.

Digital Leader Panel - Future of Enterprise Public Sector - Nuno Carvalho, Associated Partner, IDC Consulting & Partner, Zertive; Miguel Gaspar, Vereador da Inovação e Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa; Sofia Carvalho, Vogal do Conselho Diretivo, Instituto da Segurança Social, I.P; Sara Carrasqueiro, Vogal do Conselho Diretivo, AMA.

Após a introdução ao tema e oradores, Nuno Carvalho apresentou o IDC Futurescape, começando por falar das 10 previsões  para a área do governo, com especial foco em 3 previsões, dando assim contexto à conversa, que se iniciou com a partilha de Sofia Carvalho, Vogal do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social. 

De acordo com Sofia Carvalho,  a Transformação Digital tem estado na agenda das últimas legislaturas e o relacionamento com os cidadãos tem sido uma prioridade. Os últimos anos têm sido marcados por algumas iniciativas relevantes, como seja a linha de contacto através de um contact-center, a Segurança Social direta, simuladores de pensões, a senha na hora/ senha eletrónica e, mais recentemente, os pedidos de pensão ou invalidez eletrónicos. De destacar o papel solidário da Segurança Social na pandemia, que teve que responder rapidamente com medidas efetivas e que tornaram possível apoiar 5 milhões de cidadãos

De seguida, foi dada a palavra a Sara Carrasqueiro, Vogal do Conselho Diretivo da AMA - Agência para a Modernização Administrativa. Tal como começou por dizer, a AMA tem tido um papel transversal de pilotar e coordenar projetos e ideias inovadoras, bem como disponibilizar às entidades da administração pública serviços e plataformas transversais. «Houve diversos momentos, em que tivemos de implementar serviços novos, para fazer face a novas dificuldades - como seja na Segurança Social ou na Saúde, mais recentemente - e que têm de ser desenvolvidos num curtíssimo espaço de tempo», tal como destacou a Vogal do Conselho Diretivo da AMA. 

Por fim, foi dada a palavra a Miguel Gaspar, Vereador da Inovação e Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa. A Administração Pública não é diferente  de uma empresa ou outro setor, são estruturas que para se mexerem demoram o seu tempo, mas quando o fazem são muito poderosas e impactantes: «Quando nós Administração Pública nos mexemos o benefício para o cidadão é muito grande». No que diz respeito à CML, fala que está cada vez mais voltado para tecnologias abertas, que permitem desenvolvimento de plataformas de forma mais célere e que permitem  lidar com algo muito importante: a escassez de recursos humanos na Administração Pública e a necessidade de recorrer a terceiros. 

O painel destacou a importância da Transformação Digital na Administração Pública, naquele que é o seu papel primordial: o serviço ao cidadão e às empresas.

Últimos artigos