Após a introdução ao tema e oradores, Nuno Carvalho apresentou o IDC Futurescape, começando por falar das 10 previsões para a área do governo, com especial foco em 3 previsões, dando assim contexto à conversa, que se iniciou com a partilha de Sofia Carvalho, Vogal do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social.
De acordo com Sofia Carvalho, a Transformação Digital tem estado na agenda das últimas legislaturas e o relacionamento com os cidadãos tem sido uma prioridade. Os últimos anos têm sido marcados por algumas iniciativas relevantes, como seja a linha de contacto através de um contact-center, a Segurança Social direta, simuladores de pensões, a senha na hora/ senha eletrónica e, mais recentemente, os pedidos de pensão ou invalidez eletrónicos. De destacar o papel solidário da Segurança Social na pandemia, que teve que responder rapidamente com medidas efetivas e que tornaram possível apoiar 5 milhões de cidadãos.
De seguida, foi dada a palavra a Sara Carrasqueiro, Vogal do Conselho Diretivo da AMA - Agência para a Modernização Administrativa. Tal como começou por dizer, a AMA tem tido um papel transversal de pilotar e coordenar projetos e ideias inovadoras, bem como disponibilizar às entidades da administração pública serviços e plataformas transversais. «Houve diversos momentos, em que tivemos de implementar serviços novos, para fazer face a novas dificuldades - como seja na Segurança Social ou na Saúde, mais recentemente - e que têm de ser desenvolvidos num curtíssimo espaço de tempo», tal como destacou a Vogal do Conselho Diretivo da AMA.
Por fim, foi dada a palavra a Miguel Gaspar, Vereador da Inovação e Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa. A Administração Pública não é diferente de uma empresa ou outro setor, são estruturas que para se mexerem demoram o seu tempo, mas quando o fazem são muito poderosas e impactantes: «Quando nós Administração Pública nos mexemos o benefício para o cidadão é muito grande». No que diz respeito à CML, fala que está cada vez mais voltado para tecnologias abertas, que permitem desenvolvimento de plataformas de forma mais célere e que permitem lidar com algo muito importante: a escassez de recursos humanos na Administração Pública e a necessidade de recorrer a terceiros.
O painel destacou a importância da Transformação Digital na Administração Pública, naquele que é o seu papel primordial: o serviço ao cidadão e às empresas.