Infraestrutura Digital: a Pedra de Toque da Resiliência Empresarial

A resiliência digital ganhou mais valor num período em que o mundo parou por força da pandemia. As empresas viram-se obrigadas a olhar para a tecnologia como a saída mais viável de uma crise que prometia consequências gravosas. 

Infraestrutura Digital: a Pedra de Toque da Resiliência Empresarial

Jan Burian, Head of IDC Manufacturing Insights EMEA marcou presença na edição deste ano do IDC Directions para falar sobre resiliência digital. Numa apresentação à qual chamou “Infraestrutura digital: a pedra de toque da resiliência empresarial”, Jan Burian começou por apresentar um estudo IDC no qual se questiona se as empresas terão, finalmente, regressado ao tão esperado crescimento previsto para este ano? “A verdade é que ainda vemos algumas incertezas grandes no mercado e uma mudança do cliente-tipo”, diz.  

E, no meio destas incertezas, porque será o futuro das operações importante para o negócio? São vários os managers da área de operações que consideram esta área “determinante na criação de valor sustentável para todos os stakeholders”.  

Até ao surgimento da pandemia, podiam existir já algumas estratégias para mitigar os riscos, mas ninguém tinha a capacidade de “adivinhar o que por aí vinha sendo que as estratégias empresariais apostavam então mais na resiliência do negócio em si”. Atualmente, o conceito de resiliência digital ganhou uma nova força: “Falamos aqui da capacidade de uma empresa rapidamente se adaptar a disrupções de negócio, potenciando as suas capacidades digitais, para repor as operações e, ao mesmo tempo, capitalizar nas condições da mudança”.  

IDC Directions® Setembro 2021, Lisboa

Mas será que as empresas estão preparadas para novas mudanças a cada minuto que passa? Ou será que começam agora a preparar-se? De um estudo IDC, 12% dizem não estar preparadas, 25% lembram que apostaram agora na resiliência do negócio depois da pandemia e 19% asseguram resiliência digital para responder a qualquer tipo de disrupção futura.  

Já em matéria de infraestrutura digital 57% das empresas dizem contar já com programas de otimização de dados, 66% com programas para operacionalização do negócio, 57% com programas de melhoria da experiência de compra, 56% com programas de infraestrutura digital e 53% com programas de transformação da força de trabalho.  

Jan Burian

Jan Burian

Manufacturing Industry Thought Leader, Keynote Speaker: Sustainability & Resiliency & Industry 4.0

https://www.linkedin.com/in/janburian/

Últimos artigos

Future Enterprise

#34 Future Enterprise Show com Madalena Talone