«Como não há Inteligência nas organizações sem dados, temos de começar a nossa discussão pelo tema dos dados», foi assim que o moderador Jorge Costa Reis, iniciou o Digital Leaders Panel, Future of Intelligence, contextualizando ainda que temos muitos dados e pouca capacidade de perceber o que é relevante daquilo que é ruído e não acrescenta valor.
Foi Rosália Rodrigues, Vogal do Conselho Diretivo da IGFEJ, quem deu continuidade a esta reflexão, dizendo que «Dados não nos faltam, o que fazer com eles é aquilo que é o nextstep e tem havido pouca capacidade de agir». De seguida, Jorge Costa Reis acrescentou que, segundo um estudo da IDC, apenas 27% dos dados das empresas têm valor e têm de ser classificados, é a propósito disso que Nuno Pedras, Head of IT & Digital de Galp, acrescenta que «tem de haver alguma racionalidade por parte das empresas em trabalhar a estratégia de dados» e ainda «quando nós pensamos numa estratégia de dados temos de pensar do ponto de vista horizontal, isto é, transversal à empresa». Ainda sobre o uso dos dados, ou falta dele, tivemos ainda oportunidade de ouvir Pedro António, Executive Board Member do Grupo Ageas Portugal, que destacou «há aqui uma disciplina vastíssima de temas que têm de ser bem enquadrados, relacionados, estrategicamente alinhados para depois começarmos a extrair valor desta informação que podemos disponibilizar.»
É inegável que o Future of Intelligence, passa necessariamente por uma gestão estratégica dos dados por parte das empresas, que tem de partir de um propósito, a governance, os processos, a tecnologia e as pessoas. Todos estes temas foram abordados pelo painel moderado por Jorge Costa Reis. Reveja o Digital Leader Panel que decorreu no IDC Directions 2021, que terminou com uma reflexão sobre a gestão de recursos e competências por parte das organizações, fazendo face aos novos desafios que o Futuro nos reserva.