Tendências do Comércio Digital: o que Esperar em 2021 - O Desafio do Digital em Sete Momentos Essenciais
Apresentar a mais recente iniciativa da ACEPI em parceria com a IDC é falar do “Talks Club – Economia Digital”. Trata-se de um conjunto de sete talks que, entre maio e julho, vão permitir partilhar aquilo que os principais especialistas nas áreas mais relevantes da economia digital em Portugal têm para dizer. A abordagem passa por temas como a implementação do digital com foco particular nas pequenas e médias empresas, tendo em conta as características muito particulares do nosso tecido empresarial. “É um projeto focado na transição digital das PME”, reforça Alexandre Nilo da Fonseca, presidente da ACEPI.
O ciclo começa com um webinar sobre tendências do comércio digital na voz de vários especialistas neste campo. Em seguida, é tempo de abordar duas grandes áreas que fazem parte do dia-a-dia de uma operação de comércio eletrónico: o tema dos pagamentos e o tema da logística, “em dois webinars com especialistas nacionais e internacionais”.
As questões ligadas ao marketing não foram esquecidas até mesmo porque esta “é uma das matérias mais relevantes no eComm, pelo que importa conhecer a sua dinâmica”, diz Alexandre Nilo da Fonseca.
Regulamentação e fiscalidade em termos do digital abre a porta aos dois últimos webinars deste ciclo: um com foco particular no comércio digital de proximidade “que atua num contexto da minha rua, da minha cidade, da minha aldeia” e um outro mais centrado “numa lógica de internacionalização”.
Alexandre Nilo Fonseca
President of ACEPI - Digital Economy Portugal Chair of e-Logistics at Ecommerce Europe