Em 2020, não vamos ter o tão esperado Quadrante Mágico da Gartner para tecnologias de gestão de conteúdos web (WCM), ao invés, entramos numa nova era de Digital Experience (DXP). Os consultores suportam a decisão pela uniformização da oferta e maturidade do mercado, não é um fim, é o início de uma nova definição que considera toda a experiência digital em torno dos conteúdos.
A interação que temos com as marcas nunca foi tão rápida como hoje e, no futuro, a previsão é de que o tempo despendido com um conteúdo específico seja ainda menor! A procura dos clientes centra-se agora em soluções mais complexas e detalhadas nos vários touchpoints com o consumidor.
Um exemplo simples é a subscrição de um serviço online e entrada num programa de fidelização, em que no instante seguinte, estamos a receber uma newsletter personalizada com a promoção do mesmo serviço. A estratégia de conteúdo Omnichannel deve ser centralizada e orquestrada com recurso a uma lógica DXP, com uma forte componente de personalização.
O Omnichannel é uma obrigação, a personalização é a solução.
Se recuarmos uns 30 anos, quando íamos aquela loja perto de casa, sentíamos uma atenção especial, já referia a música do genérico do Cheers – “Everybody knows your name”. Isso foi a personalização no mundo físico! Esta proximidade no mundo digital está a ser alcançada através da personalização, a "IA de conversação", através dos já famosos chatbots que alteram automaticamente o conteúdo de um site específico pelo feedback recebido dos clientes. Isto é personalização avançada no mundo digital!
Este mundo digital não é algo futurístico, já vivemos nele e até ao final de 2020 a previsão será de existirem 25 mil milhões de dispositivos conectados no mundo. Os negócios estão já a tirar partido do potencial dos dispositivos móveis e a abordar a personalização digital para proporcionar uma imersão profunda na relação com os clientes e, assim, alcançar uma experiência do consumidor otimizada.
Quando falamos em experiência do consumidor, o aspeto crítico é a mensagem personalizada. Os profissionais de marketing estão focados em procurar maneiras de espalhar a mensagem, aumentar presença no mercado e gerar conversões. Todos têm o mesmo benchmarking, o que significa que mais de 93% das empresas que usam personalização estão a sentir um aumento nas conversões vindas diretamente do tráfego online.
O mercado exige a simplificação do caminho para os resultados e a procura de uma solução integrada que, não só permita a personalização do conteúdo online, mas que o faça monitorizando o comportamento dos users em tempo real.
Existe uma grande diversidade de plataformas, mas muitas falham o match entre flexibilidade e os requisitos necessários para proporcionar uma verdadeira Digital Experience.
Na Noesis apostamos em Sitecore, uma poderosa solução de DXP que oferece uma visão holística do comportamento do consumidor no mundo digital e que consegue potenciar uma conversão juntando dados recolhidos online com dados recolhidos no mundo físico. Um verdadeiro conceito Omnichanel. As suas features de tracking, analytics e automação permitem que os marketeers consigam personalizar as campanhas, captar dados, trabalhá-los, gerar leads e obter as tão ambicionadas conversões.
A implementação tem sido transversal a vários setores e com taxas de sucesso incrivelmente positivas, seja na banca, nos seguros ou até no retalho. Hoje, o digital está ao alcance de todos e singrar é uma questão de mindset. Está na hora de desenvolvermos estratégias focadas nos nossos targets e proporcionar experiências otimizadas aos clientes, consumidores, utilizadores ou parceiros.