Inovação, tecnologia e disrupção: a era da Inteligência Artificial

Por BI4ALL

Neste mercado global e instável, onde os consumidores estão mais exigentes e menos fiéis, a Inteligência Artificial impulsiona o crescimento do negócio, aumenta a produtividade e gera maior eficiência nos processos.

É certo que a Inteligência Artificial já não é mais algo ligado à ficção científica e tem hoje um impacto grande em várias áreas da nossa vida e traz benefícios mensuráveis às empresas. Da automação à experiência do consumidor, a era da Inteligência Artificial (IA) chegou e influencia as estratégias de negócio, trazendo maior rapidez, flexibilidade e inovação.

A IA tem um potencial incrível dentro das empresas e a constante evolução coloca-a entre as principais tendências em 2023. A tecnologia continuará a trazer inovação e disrupção a toda a sociedade, desde veículos autónomos, wearables ou smart homes. Estamos cada vez mais conectados trazendo maior inteligência, eficiência e conhecimento ao nosso dia a dia. Mas claro isto é também sinónimo de mais dados gerados, que necessitam de ser armazenados e trabalhados de forma a gerarem insights importantes para as empresas.

Além disso, com soluções de IA é possível melhorar os processos existentes, identificar novas oportunidades e criar maior valor para o negócio.

Transversal a empresas de diversos setores de atividade, a Inteligência Artificial pode ser usada para:

Automação

Com recurso a técnicas de IA, é possível automatizar muitas das operações mais repetitivas, o que acrescenta rapidez e minimiza o erro, ao mesmo tempo que liberta os colaboradores para tarefas mais criativas e estratégicas.

Uma pesquisa da IBM oferece algumas informações sobre o impacto da pandemia do COVID-19 na adoção da IA, com foco particular em tecnologias orientadas à automação. Descobriu-se que 80% das empresas já estão usam tecnologia de automação ou planeiam fazê-lo no próximo ano.

Chatbots

Os consumidores querem respostas imediatas e eficientes, por isso é que os chatbots são talvez a face mais visível da IA e revolucionam a forma como as empresas comunicam com os seus clientes.

Com os avanços na IA e Processamento de Linguagem Natural, os chatbots têm agora a capacidade de responder aos utilizadores com respostas adaptadas e específicas.

Sabia que os chatbots podem reduzir os custos de atendimento ao cliente até 30%, ao mesmo tempo que aceleram os tempos de resposta e respondem até 80% das perguntas de rotina?

Speech Recognition

O uso de IA para transcrever a fala de forma automática é uma das tendências em 2023. Segundo a Mordor Intelligence, o mercado de reconhecimento de voz foi avaliado em US$ 10,70 biliões em 2020 e deve atingir US$ 27,155 biliões até 2026, com um CAGR de 16,8% no período de previsão 2021-2026.

A adoção de tecnologia de reconhecimento de voz traz maior eficiência aos processos, pois uma pessoa, em média, consegue falar cerca de 150 palavras por minuto, enquanto apenas podem ser digitadas 60 palavras num minuto.

A adoção por parte do retalho, saúde, mobile banking e e-commerce impulsiona assim o crescimento do mercado no futuro.

Análise Preditiva

Já imaginou poder conhecer o futuro e saber a consequência das decisões tomadas na sua organização? Melhorar o desempenho da empresa e resolver os desafios do dia-a-dia?

Não temos uma bola de cristal, mas a análise preditiva permite tomar melhores decisões com base em dados reais e fidedignos, que antecipam tendências e identificam padrões.

Esta é uma das potencialidades da IA que se baseia em algoritmos estatísticos, técnicas de machine learning e dados históricos. É possível assim saber com exatidão as probabilidades de resultados futuros ou as principais tendências de mercado e ao conhecer o passado de forma a prever o futuro permite fazer melhores investimentos, ganhar maiores vantagens competitivas e criar novas oportunidades.

Para além de possibilitar a deteção de fraude, é usada para atrair e reter clientes com campanhas mais direcionadas, melhorar as operações e reduzir os riscos.

As soluções de IA tornam a sua empresa mais inovadora e disruptiva, conseguindo assim diferenciar-se da concorrência e aumentar a rentabilidade. Descubra como a IA pode ajudar o seu negócio a prosperar.

Últimos artigos

Inteligência

Domo Named a Leader in Nucleus Research’s 2023 Analytics Technology Value Matrix