Um estudo da Universidade de Stanford revela que o nosso dia a dia, a forma como trabalhamos, e os cuidados de saúde serão modificados com a Inteligência Artificial até 2030.
Na verdade, a Inteligência Artificial (IA) já está presente em muitas das nossas experiências diárias, desde as recomendações personalizadas, aos assistentes virtuais, passando pela sugestão da melhor rota de viagem, ao próprio spam e algoritmos das redes sociais.
A Inteligência Artificial define-se como o ramo das ciências informáticas que desenvolve “máquinas inteligentes” (computadores, robots, softwares, etc.), ou seja, máquinas que são capazes de aprender, perceber, raciocinar, decidir e deliberar de forma racional e inteligente, e de forma similar aos seres humanos.
Entre os muitos benefícios desta tecnologia, podemos referir a automação e maior agilidade de processos, a redução de custos operacionais e cenários mais precisos de suporte à decisão o que tem vindo a promover uma crescente adoção desta solução por parte das empresas, alterando a forma de trabalhar, o relacionamento com os clientes e trazendo novas oportunidades para dentro das organizações.
Maior eficiência, produtividade, otimização e competitividade: Alguns exemplos de aplicações.
Quando falamos em Inteligência Artificial pensamos imediatamente em chatbots de apoio ao cliente que nos permitem obter informações mais rapidamente a qualquer hora ou efetuar uma reclamação de forma imediata, mas o uso da IA nas empresas é muito mais do que isso e traz inúmeros benefícios às organizações.
Desde sistemas de atendimento telefónico a sistemas de controlo de produção mais complexos, a Inteligência Artificial acrescenta inúmeras mais valias na gestão de processos e impulsiona o negócio, tornando-o mais produtivo e competitivo.
Diariamente, vamos deixando uma pegada digital e ter ferramentas que permitem recolher esses dados e usá-los como suporte à decisão, é uma oportunidade única para as empresas. E, numa época em que o consumidor está cada vez mais digital, as soluções tecnológicas suportadas em IA permitem ter um amplo conhecimento das várias fontes de dados obtendo assim a “big picture” da organização, do mercado e de cada um dos seus clientes, o que lhe permite oferecer um maior valor acrescentado e diferencial ao cliente e ao mercado.
Soluções baseadas em Inteligência Artificial fornecem um conhecimento detalhado dos seus produtos e das motivações de compra por parte de cada cliente sendo informação extremamente relevante para o desenvolvimento de campanhas de marketing específicas e personalizadas, o que aumentará o ROI e diminuirá o investimento.
Para além disso, o processo de gestão e controle de stocks solicita a utilização de inúmeras tabelas e o cruzamento de diversos dados, o que se traduz num trabalho dispendioso ao nível de tempo e que nem sempre é efetivo. Aqui, a IA, ajuda não só a diminuir o tempo de execução e otimização de resultados, como possibilita maiores sinergias com as áreas de marketing e vendas para, por exemplo, desenvolver campanhas de fim de stock, ou verificar quais os produtos com maior procura para uma melhor otimização de stock.
Ao nível da produção de realçar a monitorização das máquinas onde os sistemas são conectados a dispositivos IoT ou sensores que captam dados de desempenho dos equipamentos em tempo real, o que permite identificar eventuais anomalias e falhas nos equipamentos e gera automaticamente uma notificação para que a manutenção possa intervir.
Outra aplicação extremamente relevante é ao nível da prevenção de fraude, onde são analisados os dados fornecidos pelos clientes de modo a criar e identificar padrões, detetando perfis que se destacam à regra.
Estratégias assertivas e mais oportunidades de negócio
Conhecer o futuro é, sem dúvida, uma mais valia poderosa para a sua organização. A análise preditiva permite-lhe detetar novas oportunidades de negócio, tendências e padrões do mercado que ajudam a desenvolver estratégias mais assertivas, a determinar novos produtos ou serviços ou até perceber quais os mercados onde deve investir.
Mas não é só no relacionamento com o cliente que a IA lhe trará maiores benefícios, é também a nível interno, ao nível da otimização de processos e de agilidade na gestão. Ao conseguir automatizar processos rotineiros terá uma maior poupança de tempo e de recursos humanos. É facto que há uma constante preocupação que a Inteligência Artificial acabe por eliminar postos de trabalho, mas na realidade, a IA consegue é libertar recursos para tarefas mais criativas e complexas, ao mesmo tempo que agiliza e otimiza muitos dos processos e diminuiu a ocorrência de erros. Da logística aos recursos humanos, passando pela direção executiva ao marketing e financeiro, a IA aporta um valor sem precedentes a toda a organização, levando agilidade, precisão e eficácia a todos os processos.
Está preparado para revolucionar a forma de fazer negócios e de se relacionar com os clientes?