A Unipartner e a Microsoft reuniram com um conjunto de Diretores de RH e Comunicações Internas e líderes de Transformação Digital para partilhar ideias e conceitos sobre os desafios de criar uma Cultura Digital em diferentes setores do mercado Português.
Independentemente do setor, “todos os negócios irão de qualquer forma ser tecnológico, não porque todos irão desenvolver tecnologia ou IP e software, mas porque certamente todos irão diferenciar-se pela forma como incorporam estas novas tecnologias”, disse Paula Panarra, GM da Microsoft.
A maioria das organizações têm agora 5 gerações de colaboradores, e este é o caso em que ter uma abordagem sistemática à gestão da mudança é decisiva para o sucesso de toda e qualquer iniciativa. Aproveite e conheça o Quick-Step Guide of the Unipartner methodology for Change Management.
Fernando Reino da Costa, CEO e Presidente da Unipartner, indicou que a mudança depende dos líderes. Quando nos perguntamos sobre a importância da experiência digital no local de trabalho, encontramos a resposta nos 71% dos trabalhadores que querem que a empresa onde trabalham ofereça o mesmo nível de tecnologia que têm nas suas vidas pessoais, e baseado na guerra pela busca do talento, o “trabalhador é o novo cliente”.
É por estas razões que o papel dos líderes também envolve oferecer esta experiência mais tecnológica, “mostrar aos trabalhadores como podem aproveitar a transformação do seu espaço de trabalho” e mudar a cultura. “Não olhem para a jornada digital do colaborador se ele não apresentar os vetores da cultura que é relevante para as vossas organizações”, disse Fernando.
Os pontos principais para construir uma cultura preparada para a constante mudança do mundo digital:
- Promover uma aprendizagem constante;
- Encorajar a colaboração entre equipas;
- Criar uma estratégia de comunicação interna forte;
- Adotar metodologias ágeis e pensamento de design;
- Criar iniciativas recorrentes de inovação digital – Digital Lab.
Estes são os novos elementos base de uma cultura digital e inovadora. Pode saber mais sobre os pontos mencionados acima em mais detalhe, no estudo preparado pela Microsoft em parceria com a London Business School and KRC Research, com o propósito de abordar esta era de rápida mudança.