shutterstock_492399097

ModSecur Micro data center VS. ModSecur Smart IT Rack

A marca apresenta as suas soluções mais compactas, portáteis e completas. Pensadas para o futuro dos pequenos negócios, como backup ou data center de proximidade, estas soluções são versáteis, modulares e independentes

Os micro data centers em Portugal têm vindo a ganhar terreno, tornando-se num investimento ponderado pelos responsáveis das PME. Trata-se de uma solução compacta que tem vindo a demonstrar o seu potencial, maioritariamente pela sua versatilidade, portabilidade e escalabilidade. As soluções de data center que não se baseiam numa construção modular, ou pelo menos que não permitam a escalabilidade ao longo do tempo; são soluções do passado. Um micro data center aporta a grande vantagem de ter um preço reduzido em relação às salas técnicas, um prazo de conceção e implementação muito mais curto, de ser uma solução completa, com sistemas redundantes e bastante eficiente.

Apesar de termos vindo a assistir, nos últimos anos, a um crescimento exponencial de investimentos em TIC em Portugal, ainda existe a ideia de que uma solução de data center, mesmo que seja micro, requer um investimento acima das possibilidades. Por essa razão, a Maxiglobal decidiu investir no desenvolvimento de soluções que fossem perfeitas para pequenos negócios, ou para colmatar possíveis problemas ao nível da redundância de dados ou com a proximidade desses equipamentos aos postos de trabalho. Foram criadas duas soluções compactas, com diferenças entre si, para chegar a tipos de público variados; cada negócio tem a sua assinatura, logo, cada um tem as suas necessidades.

O ModSecur MDC é um sistema autónomo e completo que inclui climatização, sistema de deteção e extinção de incêndio, segurança física e lógica, UPS e ainda um sistema de monitorização ambiental (ModSecur EMS), que permite a vigilância remota da infraestrutura em tempo real através de uma plataforma online de acesso restrito. No que diz respeito à eficiência energética, o sistema de climatização do ModSecur MDC garante não só a segurança física de toda a infraestrutura de IT, mas também uma solução redundante em termos de energia e climatização, de elevada eficiência, com sistemas modulares e digitais, podendo ser usados sistemas de free cooling. A solução garante ainda alta proteção física, pela obtenção das certificações IP65 e IK10. A sua estrutura é composta por painéis corta-fogo, é hermética e muito resiliente. Pode ainda ser simples ou duplo, contendo um ou dois bastidores de 42U 100% disponíveis para uso do cliente.

Já o ModSecur SMR trouxe a possibilidade de ter dentro dum bastidor entre 24U a 42U, tudo o que é necessário para proteger a informação de forma segura, organizada e eficiente. É também uma solução completa, com sistema de climatização até 5kw (ou até 3kw quando redundante), energia socorrida, controlo de acessos, monitorização ambiental e deteção e extinção de incêndio. A redundância de climatização e energia, neste caso, são opcionais, assim como a extinção de incêndio, ficando ao critério do cliente construir a solução da forma que for mais adequada ao seu orçamento e ao nível de proteção que procura.

Ambas as soluções são modulares, permitindo o crescimento, são pensadas para o futuro e mais direcionadas para PME. Dado a estrutura ser hermética, permite também ser um data center de proximidade que não produz sons incomodativos para o ambiente de escritório.

Há mais de 20 anos que a Maxiglobal tem vindo a crescer no mercado de IT em Portugal e, hoje, conta com um portfólio de serviços e soluções que se adaptam a qualquer tipo de negócio e que são desenvolvidos e implementados segundo uma premissa transversal a toda a empresa: continuar a adquirir conhecimentos e experiência para inovar e fazer chegar até si as soluções mais sustentáveis, eficientes e seguras para o seu negócio.