Como garantir a qualidade de software (SQA)?

Os testes de desempenho, realizados em vários níveis (unitários, de integração ou de sistema), são uma parte importante do processo de Quality Assurance (QA). Recolhem dados usados para identificação de problemas, oportunidades de melhoria e garantem que o sistema é escalável e confiável quando é colocado em produção.

O que é a Garantia de Qualidade de Software (SQA)?

Também conhecida como Software Quality Assurance (SQA), é um processo contínuo de verificação de qualidade no ciclo de vida de um software, que garante que o produto/serviço está em conformidade com os critérios e padrões exigidos pela organização, clientes, e legislação em vigor. Inclui o conjunto de procedimentos adequados para melhorar o seu processo de desenvolvimento, para que assim esteja em conformidade com as especificações de qualidade definidas – como a sua portabilidade, usabilidade, reutilização, correção, capacidade de manutenção e controlo de erros.

Possui uma abordagem de gestão da qualidade, revisões técnicas formais, estratégia de testes de auditoria de conformidade, tecnologia de engenharia de software eficaz, mecanismos de medição e comunicação de informações. É um processo proativo, da responsabilidade das equipas de desenvolvimento e previne potenciais problemas.

Os testes de software põem à prova todas as suas funcionalidades e especificações através de controlo de qualidade, para garantir que os padrões exigidos estão a ser cumpridos. Estes testes podem ser automatizados e feitos durante o desenvolvimento, para identificação e correção de erros de forma antecipada e contínua.

Quais as boas práticas de SQA?

O desenvolvimento de software deve:

1.    Ser focado na experiência de utilizador;

2.    Incluir um plano e definir padrões e métodos;

3.    Ter pontos de verificação e métricas de desempenho;

4.    Incluir engenheiros de garantia de qualidade durante as fases de descoberta;

5.    Ter metodologia ágil ao ser orientado para a testagem de integração;

6.    Fazer auditoria de conformidade com regulamentos, normas, diretrizes e procedimentos;

7.    Inspecionar o código, e realizar testes funcionais;

8.    Automatizar testes e processos sempre que for possível;

9.    Realizar relatórios e documentação.

E os seus benefícios?

1.    Produção de software de alta qualidade, aumentando a produtividade da organização;

2.    Garantia de confiabilidade;

3.    Alinhamento de expectativas com os clientes, aumentando a sua atração e retenção;

4.    Aumento da rentabilidade, da capacidade de negócio, e da competitividade;

5.    Identificação antecipada de erros, que protege o sistema de avarias, diminui a necessidade de manutenção, evita atrasos e ajuda a alcançar o tempo ideal do projeto;

6.    Redução de custos.

Na Izertis, como garantimos SQA e melhoramos os tempos de resposta?

Os testes de desempenho anteveem potenciais problemas, determinam a velocidade a que um sistema executa uma tarefa em certas condições, ajudando a sua organização a detetar estrangulamentos na aplicação.

A Izertis, executa os testes por scripts, automatizados em paralelo, que emulam ações de um utilizador virtual, antecipando a carga do sistema em produção. Os nossos consultores monitorizam o sistema e respetiva carga através de indicadores de desempenho e sugerem melhorias de otimização do sistema e dos tempos de resposta, oferecendo um serviço completo que também pode incluir administradores de sistemas, developers, administradores de bases de dados, etc.

Podem ser feitos:

1.    Testes de desempenho: percebemos se o utilizador fica satisfeito com a velocidade da aplicação em condições de utilização (esperadas) durante o “dia a dia”.

2.    Testes de carga: Determinam o throughput necessário para que o sistema opere em hora de ponta (quando são esperados mais utilizadores).

3.    Testes de capacidade: Estimam até onde é possível ir, carregando o sistema antes que este se torne inutilizável.

4.    Testes de esforço/stress testing: Geram carga no sistema até o tornar inutilizável para analisar os resultados.

A Izertis, com uma elevada experiência em SQA e profissionais especializados, analisa os resultados dos testes e dá indicações de melhoria ou resolução de problemas, ajustando a metodologia e as ferramentas a cada cenário.

Contacte [email protected] e obtenha suporte em todas as fases de desenvolvimento de software, para produção e entrega de alta qualidade.

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