O que é a Garantia de Qualidade de Software (SQA)?
Também conhecida como Software Quality Assurance (SQA), é um processo contínuo de verificação de qualidade no ciclo de vida de um software, que garante que o produto/serviço está em conformidade com os critérios e padrões exigidos pela organização, clientes, e legislação em vigor. Inclui o conjunto de procedimentos adequados para melhorar o seu processo de desenvolvimento, para que assim esteja em conformidade com as especificações de qualidade definidas – como a sua portabilidade, usabilidade, reutilização, correção, capacidade de manutenção e controlo de erros.
Possui uma abordagem de gestão da qualidade, revisões técnicas formais, estratégia de testes de auditoria de conformidade, tecnologia de engenharia de software eficaz, mecanismos de medição e comunicação de informações. É um processo proativo, da responsabilidade das equipas de desenvolvimento e previne potenciais problemas.
Os testes de software põem à prova todas as suas funcionalidades e especificações através de controlo de qualidade, para garantir que os padrões exigidos estão a ser cumpridos. Estes testes podem ser automatizados e feitos durante o desenvolvimento, para identificação e correção de erros de forma antecipada e contínua.
Quais as boas práticas de SQA?
O desenvolvimento de software deve:
1. Ser focado na experiência de utilizador;
2. Incluir um plano e definir padrões e métodos;
3. Ter pontos de verificação e métricas de desempenho;
4. Incluir engenheiros de garantia de qualidade durante as fases de descoberta;
5. Ter metodologia ágil ao ser orientado para a testagem de integração;
6. Fazer auditoria de conformidade com regulamentos, normas, diretrizes e procedimentos;
7. Inspecionar o código, e realizar testes funcionais;
8. Automatizar testes e processos sempre que for possível;
9. Realizar relatórios e documentação.
E os seus benefícios?
1. Produção de software de alta qualidade, aumentando a produtividade da organização;
2. Garantia de confiabilidade;
3. Alinhamento de expectativas com os clientes, aumentando a sua atração e retenção;
4. Aumento da rentabilidade, da capacidade de negócio, e da competitividade;
5. Identificação antecipada de erros, que protege o sistema de avarias, diminui a necessidade de manutenção, evita atrasos e ajuda a alcançar o tempo ideal do projeto;
6. Redução de custos.
Na Izertis, como garantimos SQA e melhoramos os tempos de resposta?
Os testes de desempenho anteveem potenciais problemas, determinam a velocidade a que um sistema executa uma tarefa em certas condições, ajudando a sua organização a detetar estrangulamentos na aplicação.
A Izertis, executa os testes por scripts, automatizados em paralelo, que emulam ações de um utilizador virtual, antecipando a carga do sistema em produção. Os nossos consultores monitorizam o sistema e respetiva carga através de indicadores de desempenho e sugerem melhorias de otimização do sistema e dos tempos de resposta, oferecendo um serviço completo que também pode incluir administradores de sistemas, developers, administradores de bases de dados, etc.
Podem ser feitos:
1. Testes de desempenho: percebemos se o utilizador fica satisfeito com a velocidade da aplicação em condições de utilização (esperadas) durante o “dia a dia”.
2. Testes de carga: Determinam o throughput necessário para que o sistema opere em hora de ponta (quando são esperados mais utilizadores).
3. Testes de capacidade: Estimam até onde é possível ir, carregando o sistema antes que este se torne inutilizável.
4. Testes de esforço/stress testing: Geram carga no sistema até o tornar inutilizável para analisar os resultados.
A Izertis, com uma elevada experiência em SQA e profissionais especializados, analisa os resultados dos testes e dá indicações de melhoria ou resolução de problemas, ajustando a metodologia e as ferramentas a cada cenário.
Contacte [email protected] e obtenha suporte em todas as fases de desenvolvimento de software, para produção e entrega de alta qualidade.