Como escolher o nome de domínio certo

A escolha do nome de domínio é um dos passos mais importantes quando se pretende iniciar um negócio ou um projeto pessoal.

Um negócio credível tem um site e endereços de email com o seu próprio nome de domínio correspondente, por exemplo, ao nome da sua empresa ou puramente a uma composição de palavras que funcione em termos de marketing. Os nomes de domínio têm um impacto enorme em toda a internet e a escolha, de um bom ou mau nome de domínio, pode afetar a forma como os consumidores percecionam o valor da sua presença no mercado ou mesmo da sua marca.

Existem vários princípios que o podem ajudar a registar o nome de domínio perfeito para o seu negócio. 

1. Escolha um domínio facilmente memorizável

O seu nome de domínio é o rosto do seu negócio na internet. Portanto, é importante que o seu nome de domínio seja único, fácil de entender, memorizar, escrever e pronunciar. Certifique-se de que o nome soa bem quando dito em voz alta e não é difícil de memorizar imediatamente. 

2. Escolha um nome de domínio curto e simples

Menos às vezes é mais, e é o caso dos nomes de domínios, onde um nome mais curto normalmente é melhor, isto porque é mais fácil de memorizar e reduz a margem de erro quando digitado num navegador na internet. Para além de que é perfeito para campanhas promocionais onde são usados materiais impressos e brindes. 

3. Evite nomes confusos

A utilização de números ou traços no seu nome de domínio, por vezes, dificultam na hora de digitar o URL e a última coisa que deseja é que os seus clientes não escrevam corretamente o seu domínio e acabem noutro site!  

4. Não escolha um domínio baseado apenas em palavras chave

Em 2020 já é difícil encontrar um bom domínio de correspondência exata, e já não proporciona um aumento de classificação nos rankings da Google.  John Mueller, webmaster trends analyst na Google, num episódio recente da AskGoogleWebmasters, confirmou que não existem bónus especiais em ter palavras chave no domínio. Existem muitos outros fatores que devem ser o seu foco, como a qualidade geral do seu site. O intuito dos algoritmos da Google é ajudar as pessoas a encontrar conteúdo útil e relevante, de uma forma mais natural e não beneficia os domínios de correspondência exata na classificação do ranking.

5. Escolha a extensão de domínio certa

O domínio é o seu nome na Internet e é constituído por duas partes: o nome e a extensão. Por exemplo, o domínio dns.pt, o nome é dns e a extensão é .pt. A extensão de domínio escolhida pode ter um grande impacto sobre a forma como o seu site é visto. 

A extensão .pt é a escolha ideal para empresas que vendem principalmente para o mercado nacional, que oferecem serviços para uma região geográfica específica em Portugal e que apresentam o seu país como um constituinte de orgulho do seu negócio ou iniciativa. Mas também para o mercado internacional.

Os domínios .pt permitem situar o seu negócio e, atualmente, produtos conotados com Portugal beneficiam de uma imagem positiva, tanto internamente como externamente, enquanto, por exemplo, os domínios .biz, .info, .xyz ou .net parecem menos profissionais e têm sido associados a sites de spam e de pishing.

E não se esqueça, um site quando usa um ccTLD como o .pt, o Google presume que esse site é especificamente relevante para a área geográfica visada pelo ccTLD e deve aparecer nos motores de pesquisa desse território, o que pode resultar em mais tráfego para o seu site. Claro que existem outros fatores relevantes para a classificação do Google, como a qualidade, usabilidade, autoridade e outras otimizações, mas a extensão de domínio é um fator muito importante.

6. Peça opiniões externas

Assim que tiver uma lista de nomes de domínio favoritos, faça uma votação entre os seus amigos, familiares ou colegas virtuais e pergunte-lhes qual o nome que mais gostam. Uma opinião externa pode ter um ponto de vista diferente e útil na escolha do seu domínio.

7. Faça alguma pesquisa antes de registar o seu domínio

Depois de definir o seu nome de domínio preferido, vale a pena gastar um pouco de tempo para ter certeza de que não escolheu um domínio legalmente protegido. Consulte as regras de registo de domínios de .pt antes de proceder ao registo do seu nome de domínio. 

Evite nomes conflituantes com direitos prévios de terceiros e que possam ser assumidos como prevalecentes a um nome de domínio. Atenção que a avaliação sobre a questão da eventual conflitualidade depende, em muito, das Regras que sejam aplicáveis ao TLD em causa.

Espero que estas 7 dicas sejam uma boa ajuda na hora de encontrar o nome de domínio certo para alavancar os seus projetos digitais. Não se esqueça que um nome de domínio após registado não pode ser alterado, portanto a sua escolha deve ser bem estudada. Verifique já se o domínio que pretende ainda está livre em dns.pt.  

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