1. Futuro das Operações
O futuro das operações passa pela transição do foco na eficiência para uma resiliência motivada para o apoio à procura por ofertas customizadas e experiências.
Previsão a curto-prazo: em 2021, 90% dos Chief Operating Officers (COOs) vão incorporar investimentos em cibersegurança para construírem uma cadeia de abastecimento mais resiliente e confiável.
Previsão a longo-prazo: Até 2021, 80% das organizações europeias de operações intensivas vão investir em IT-OT, integração da cadeia de abastecimentos e tecnologias de gestão de performance, para ajudar a reduzir até 3% das emissões de dióxido de carbono.
2. Futuro do Trabalho
É fundamental mudar o conceito de trabalho, para que os comportamentos e as capacidades dos colaboradores, assim como a cultura organizacional se transformem, para apoiarem um ambiente laboral dinâmico e que não seja restringido pelas barreiras do tempo e do espaço. Esta transição deve potenciar a diversidade no trabalho e a colaboração entre humanos e máquinas.
Previsão a curto-prazo: Em 2021, dois terços das companhias vão investir em tecnologias de experiência humanas (HX), transformando as funções de Recursos Humanos para atrair e reter talento.
Previsão a longo-prazo: Em 2023, 70% das companhias europeias vão usar tecnologia que permita a existência de um local de trabalho sem fronteiras.
3. Futuro da Inteligência
Será definido pela capacidade de uma organização aprender e conseguir sintetizar a informação de que necessita para aprender e aplicar os insights em escala, para ganhar vantagem competitiva sustentada ou conseguir realizar a missão da organização.
Previsão a curto-prazo: Em 2021, 40% das empresas europeias vão combinar Inteligência Artificial e Machine Learning com automação em escala, para entregarem experiências ao consumidor omni-canal, aumentando a satisfação dos clientes e a sua retenção.
Previsão a longo-prazo: Em 2023, dada a enorme volatilidade dos ambientes laborais, 20% das empresas vão investir em operações adaptativas para elevar a Inteligência Artificial e melhorar a resiliências.
4. Futuro da Conectividade
Vai permitir às organizações e aos indivíduos conectarem-se sem problemas, independentemente da localização, situação ou contexto.
Previsão a curto-prazo: Até ao final deste ano, 1 em cada 5 manufatureiros e operadores de logística irá implementar a sua rede privada 5G, para melhor conectar as operações.
Previsão a longo-prazo: Em 2021, apenas 15% dos empreendimentos europeus vão apresentar novas fontes de rendimento a partir dos investimentos em 5G.
5. Futuro das infraestruturas digitais
As infraestruturas digitais vão sustentar a entrega de serviços de IT ágeis, flexíveis e confiáveis, de forma contínua, em nuvem, desde serviços locais até serviços de cloud pública.
Previsão a curto-prazo: Em 2021, cerca de 20% da implementação de infraestruturas empresariais locais, na Europa, serão financiadas por modelos baseados no consumo ou leasing, representando 2,6 mil milhões de dólares em investimentos.
Previsão a longo-prazo: Em 2023, os gastos europeus com infraestruturas híbridas de ponta vão quase duplicar, para perto de 14 mil milhões de dólares, para dar suporte a casos de uso de latência zero.
6. Futuro do Consumo e dos Consumidores
O futuro centra-se numa relação de empatia entre os clientes e as marcas, construída em torno dos desejos dos consumidores e da forma como querem ser tratados, usando as lentes da tecnologia para as fases de awareness, engagement, aprendizagem e medição.
Previsão a curto-prazo: Em 2021, as empresas europeias vão investir no melhoramento dos serviços de apoio ao cliente e em tecnologias de engagement, para assegurar a lealdade e o crescimento das receitas.
Previsão a longo-prazo: Em 2023, 2 em cada 5 grandes empresas B2C, na Europa, vão investir em tecnologia que intensifique o engagement emocional e que proporcione uma lealdade do cliente duradoura.
7. Futuro da Inovação Digital
A inovação digital vai mudar as regras do jogo. As organizações vão reavaliar o papel do software e da inovação, o que trará implicações para as empresas tecnológicas.
Previsão a curto-prazo: Em 2021, as organizações europeias lideradas por software que implementam táticas de inovação compactadas, produzirão as suas ideias 4 vezes mais rápido do que a média do mercado.
Previsão a longo-pazo: Até 2023, 30% das grandes companhias europeias irão implementar culturas como plataforma para operar com sucesso as cadeias de valor de inovação digital.
8. Futuro da confiança
Haverá um aprimoramento da conversa sobre segurança, para incluir atributos como risco, conformidade, privacidade e até mesmo a ética nos negócios, visto que a transformação digital ampliou o vetor de ameaças da organização.
Previsão a curto-prazo: Em 2021, 40% dos CEOs europeus introduzirão métricas de confiança para cumprir as práticas emergentes de ética, diversidade e sustentabilidade dos negócios.
Previsão a longo-prazo: Em 2023, as preocupações com a confiança levarão 65% das grandes empresas europeias a adicionar alternativas regionais às infraestruturas em nuvem.
9. Futuro ecossistema da indústria
As indústrias terão de adotar uma cultura de fora para dentro, envolvendo-se numa rede profundamente interconectada de fornecedores, parceiros e clientes.
Previsão a curto-prazo: Em 2021, mais de 40% dos ecossistemas digitais intersectoriais globais, baseados em produtos físicos, serão orquestrados fora da Europa, adicionando 125 mil milhões à produção económica regional.
Previsão a longo-prazo: Em 2023, 2 em cada 10 dólares gastos na Europa em tecnologias e plataformas de orquestração de ecossistemas serão centralizados na "confiança", para proteger os dados, contratos, transações e propriedade intelectual de todos os participantes.
Este artigo trata-se de uma republicação no âmbito de uma parceria com o blog Business Room - Leia o artigo original aqui.