Está preparado para as novas exigências do mercado?

Por Carla Fonseca, Marketing Director, BI4ALL

Os últimos tempos foram desafiantes para todos. Os negócios no geral, independentemente do setor de atividade, sentiram o impacto de uma crise que se instalou a nível mundial.

Depois do confinamento, há hoje novas formas de consumo, novos comportamentos por parte dos clientes e uma aceleração na transformação digital. Para além disso, estes tempos de pandemia trouxeram ainda incertezas, desafios e uma necessidade permanente de fazer mais e melhor com menos recursos, de apostar mais nos canais digitais que passaram a ser preferenciais na ligação com o consumidor, mas também de criar oportunidades de negócio, mais rentáveis e direcionadas.

O Marketing é uma das áreas mais importantes dentro das empresas, pois para além de trabalhar o posicionamento e a notoriedade da organização, tem ainda como responsabilidade o processo de atração, nutrição, conversão e retenção dos clientes através da geração de valor de um produto, serviço ou marca. Como tal, nestes tempos adversos que vivemos tem, sem dúvida, um papel essencial na hora de cativar os consumidores de forma mais eficaz, permitindo que a empresa ganhe maior relevância no mercado e tenha maiores vantagens competitivas.

Já imaginou como poderia potenciar a sua estratégia se conhecesse melhor o comportamento dos seus clientes e antecipasse as suas necessidades de forma a desenvolver campanhas mais personalizadas dando uma resposta mais eficaz e com impacto no negócio?

Para alcançar sucesso na sua estratégia, o departamento de marketing tem de dominar toda a jornada do cliente, gerando valor ao longo de todo o processo e criando uma oferta disruptiva que cria uma ligação com o cliente, que, no fundo, são os principais embaixadores de qualquer marca.

Com os insights corretos, pode dar aos seus clientes serviços e produtos personalizados e de acordo com as suas necessidades, gostos e preferências no momento adequado.

Nunca como hoje se geraram tantos dados, mas estes só têm real valor, quando são armazenados, tratados e geram insights determinantes para a tomada de decisão.

As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial são uma ferramenta importante que permitem conhecer as necessidades dos consumidores, as tendências de mercado e direcionar a oferta da empresa de forma mais eficiente e dar respostas atempadas aos desafios colocados. Além disso, com um conhecimento mais lato e preciso do mercado consegue criar novos produtos e serviços adequados às necessidades que, sem dúvida, darão notoriedade à marca e conquistarão mais clientes.

Ter em tempo real os principais KPI, ou até alertas para alterações mais críticas, ajudá-lo-á a tomar melhores decisões e a criar as estratégias certas de forma a alavancar a sua organização e criar oportunidades em tempos mais adversos.

Sem dúvida que com uma análise de dados eficiente consegue ter estratégias mais personalizadas e rentáveis, reduzir o churn rate, e criar produtos e serviços de excelência e mais personalizados, otimizando assim os resultados e criando uma posição diferenciadora no mercado.

Agora, a questão que certamente se coloca é como se comportará o consumidor num cenário pós-covid? A crise que vivemos atualmente está a levar não só a uma aceleração do digital como também a novas perceções por parte dos consumidores em relação às marcas.

Segundo o Edelman Trust Barometer 2020, 65% dos utilizadores acreditam que a resposta à pandemia será um critério fundamental para optar pela compra de produtos de uma ou outra marca no futuro. Do mesmo modo, um em cada três consumidores já está a rejeitar as marcas que não respondem, seja pelo seu silêncio, seja pelo lançamento de mensagens inadequadas no contexto atual.

Como tal, é tempo de reajustar a estratégia, criando uma ligação maior com os consumidores, um maior conhecimento dos seus gostos e necessidades, e uma adaptação eficiente à nova realidade e às novas formas e canais de consumo, de forma a mitigar o impacto financeiro.

Ter uma estratégia orientada a dados permite-lhe estar um passo à frente, com um conhecimento maior e pormenorizado do que se passa na sua empresa e no mercado, levando a melhores decisões estratégicas e operacionais.

O futuro pertence, sem dúvida, às empresas que acrescentam inteligência aos seus negócios, seja prevenindo e protegendo os seus dados, seja transformando-os em insights valiosos que acrescentarão valor e transformarão as oportunidades em lucro.

Está preparado para as novas exigências do mercado?

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