Data Analytics e IA: Que vantagens competitivas trazem para o seu negócio?

Por BI4ALL

Negócios mais competitivos e rentáveis, processos otimizados e análises preditivas precisas são alguns dos benefícios que uma solução de Data Analytics e Inteligência Artificial trazem ao seu negócio seja qual for o setor de atividade em que atua.

Hoje, os gestores necessitam cada vez mais de tomar decisões certeiras que mantenham o negócio competitivo, que atraiam novos clientes, e que preservem a performance da empresa num mercado instável e completamente de olhos postos no futuro.

A pandemia trouxe incertezas, instabilidade e colocou o foco cada vez mais no digital. Todos sabíamos que o futuro seria de quem apostasse na Transformação Digital, levando maior rigor e precisão para o negócio, ao mesmo tempo que ganhava conhecimento e inteligência. Mas 2020 trouxe uma nova realidade e com ela maior instabilidade dos mercados e novas formas de consumo. O consumidor rendeu-se ao online, deixou de ser tão fiel às marcas como noutros e tempos e passou a exigir um tratamento único e diferenciador.

Com isto, as  empresas tiveram de alinhar estratégias e reformular os modelos de negócio, de forma a dar resposta aos novos desafios que se apresentam. Sabemos que aquelas que já apostavam em soluções tecnológicas foram as que mais rapidamente se adaptaram. Todas as outras que ainda não tinham olhado para a tecnologia como uma oportunidade e um investimento necessário tiveram maior dificuldade em se adaptar aos novos desafios.

Como lidar com o crescimento exponencial de dados?

De acordo com o Internet Live Stats, um agregador de estatísticas sobre o mundo digital, o Google deve processar pelo menos 3,5 mil milhões de pesquisas por dia, ou seja, perto de 40 mil pesquisas a cada segundo, em média.

Os dados que nós geramos todos os dias, seja nas redes sociais ou a visitar determinado site, são ouro para as empresas, que através de uma análise rigorosa e em real time conseguem obter novas oportunidades, personalizar os produtos/serviços e oferecer um atendimento ao cliente diferenciador.

Olhar para os dados de forma criteriosa deixou de ser uma opção e tornou-se numa necessidade permanente para as empresas que se querem manter na linha da frente.

Dados – Análise – Maior Performance

Há muitas empresas hoje que ainda têm a sua informação espalhada por diversos departamentos, perdida em inúmeros ficheiros e muita dela desestruturada e é certo que as ferramentas tradicionais são mais propícias ao erro, à imprecisão de resultados, o que resulta em tempo excessivo para análise ou mesmo na incapacidade de cruzar toda a informação.

Contudo esta forma de trabalho já não é compatível com a competitividade, velocidade e exigência que vivemos. Hoje, as decisões baseadas na intuição podem custar muito dinheiro às empresas e significar perda de clientes para a concorrência.

Vários estudos mostram que as empresas que recorrem a soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial para armazenar e analisar os seus dados tendem a vender mais e a ter uma melhor performance do negócio.

Com uma solução tecnológica adaptada ao seu negócio, consegue ter acesso a Dashboards e Reports precisos e fiáveis que disponibilizam os dados de forma simples e intuitiva para a realização de estratégias determinantes para o futuro do seu negócio.

Por um lado, este acesso facilitado liberta os colaboradores para tarefas mais estratégicas e por outro dá-lhe a possibilidade de analisar e cruzar dados de críticos para o negócio de forma mais assertiva.

Olhar para os processos, mapeá-los e conhecê-los detalhadamente, saber que indicadores são determinantes ou apostar num serviço ao cliente aprimorado permitirá a qualquer empresa ganhar maiores vantagens competitivas.

Uma gestão baseada em dados é uma gestão mais inteligente, ágil e estratégica com foco naquilo que o mercado e o cliente procura, ao mesmo tempo que conhece com precisão a realidade da empresa, cria novas oportunidades, otimiza os processos e reduz os custos.

Últimos artigos

Inteligência

Domo Named a Leader in Nucleus Research’s 2023 Analytics Technology Value Matrix