Como a maturidade digital potenciará o ROI da sua organização

A tecnologia tem hoje um papel fundamental na vida das organizações ao transformar processos, otimizar o desempenho e aumentar as vantagens competitivas

O que é a maturidade digital? Que diferença faz na sua empresa? Será um investimento ou um custo? E, por fim, que impacto tem no ROI da sua organização?

O ROI ou return on investiment é uma métrica usada para saber quanto a sua empresa está a ganhar com determinado investimento feito, sendo orientador das decisões estratégicas.

A transformação digital traz consigo novos modelos de negócio e novos investimentos que terão impacto no ROI, tanto pela decisão nos investimentos feitos, como pela redução nos custos associados. Contudo o caminho a percorrer é longo e hoje fala-se em maturidade digital.

As soluções de Data Analytics e de Inteligência Artificial trazem mais inteligência e competitividade às empresas, mas as mudanças a implementar passam necessariamente por uma mudança de gestão, de formas de trabalhar e de mentalidades. É necessário adaptar processos para potenciar a adoção de qualquer solução tecnológica e criar valor acrescentado na organização como um todo e com impacto direto nos resultados.

A maturidade digital indica o quanto a organização foi impactada pela transformação digital, e como, por exemplo, as operações e a satisfação dos clientes melhoraram graças à simplificação e automação de processos. Não sendo um objetivo, é antes um processo contínuo de agilidade de todos os processos e operações da empresa, tornando-os mais inteligentes e eficientes. Além de que o índice de maturidade digital revela-se um excelente indicador do caminho a seguir.

Uma empresa digitalmente madura é capaz de entender o mercado, a concorrência e as necessidades dos clientes, bem como as suas limitações e oportunidades. É a partir deste conhecimento que a empresa deve adaptar ou implementar as melhores soluções tecnológicas para dar resposta aos desafios encontrados. Conseguindo melhor decidir e medir os investimentos feitos e qual o caminho estratégico a escolher. As decisões são assim suportadas em informações precisas e atuais, reduzindo os riscos e os custos.

Segundo a IDC, este ano, 40% das organizações nacionais já tem o digital nas suas estratégias de negócio. A nível mundial, a previsão é de 55% das organizações, o que nos mostra que as empresas portuguesas ainda têm trabalho a fazer para atingir a maturidade digital.

Ao criar uma cultura digital tem uma organização inovadora, mais produtiva com processos automatizados, clientes mais satisfeitos e oportunidades de negócio identificadas que o colocarão à frente da concorrência. Além disso, os investimentos feitos são mais seguros e confiáveis com base em previsões corretas e fiáveis e os custos têm uma redução significativa.

Terá ao seu dispor insights fidedignos e em tempo real que ajudarão os gestores a tomar decisões mais inteligentes e baseadas em informações concretas e precisas, conseguirá aumentar os lucros e criar novas formas de relacionamento com os clientes.

A tecnologia tem hoje um papel fundamental na vida das organizações ao transformar processos, otimizar o desempenho e aumentar as vantagens competitivas para que a sua empresa esteja na vanguarda.

De acordo com a Forrester, as organizações mais bem-sucedidas tratam a tecnologia como um ativo da empresa, investem em ferramentas e aplicações emergentes e têm uma probabilidade 4 vezes maior de crescer 10% ou mais ao ano do que os seus pares menos informados digitalmente.

Uma das vantagens que as soluções de Data Analytics e de Inteligência Artificial trazem ao seu negócio é a possibilidade de automatizar tarefas operacionais, libertando os colaboradores para tarefas mais complexas, estratégicas e criativas. A automatização de tarefas impacta assim diretamente no aumento do ROI com os colaboradores mais focados em tarefas estratégicas  e com índices de desempenho mais elevados.

A maturidade digital permite assim otimizar os recursos humanos, reduzir os custos operacionais e aumentar as vendas. Ao potenciar o ROI tem uma empresa lucrativa, competitiva e com uma performance elevada que a diferenciará no setor onde atua.

Está preparado para alavancar os resultados da sua empresa? Já imaginou as vantagens competitivas que as soluções tecnológicas disruptivas podem oferecer à sua organização?

Infografia_MaturacaoDigital_PT-1018×1024-1

Últimos artigos