Quais as tendências tecnológicas que irão marcar este ano?

Por BI4ALL

Estar atento às novidades tecnológicas é crítico para o sucesso da sua organização, independentemente do setor ou posicionamento no mercado.

Data Fabric, Inteligência Artificial Generativa, Foco na Experiência do Cliente e Decisões Inteligentes são algumas das tendências tecnológicas que marcam 2022.

É certo que este ano chegou ainda com a pandemia a marcar o ritmo da sociedade em geral, mas os decisores sabem, e reconhecem, que as soluções tecnológicas inovadoras representam decisões mais inteligentes, investimentos mais certeiros e novas oportunidades de negócio.

Com a nossa pegada digital a aumentar, os dados são soberanos para estratégias de negócio eficientes e só com as soluções tecnológicas corretas consegue transformar a imensidão de dados a que hoje temos acesso em vantagens verdadeiramente competitivas e diferenciadoras para a sua empresa.

Sabia que em 2021 num minuto 28 mil subscritores estiveram a ver Netflix, foram partilhadas 695 mil stories no Instagram, enviados 197.6 emails e foi feito o upload de 500 horas de conteúdo no Youtube?

Estes números têm aumentado e representam bem o poder que têm hoje para as empresas pois significam insights relevantes que permitem melhores estratégias de negócio e decisões mais inteligentes.

Tecnologias-para-o-ano-2022-2-1024×1024 (1)

Tech trends que irão impactar o seu negócio em 2022

  • Foco na Experiência do Cliente

O foco na experiência do cliente é uma das principais tendências para 2022. A verdade é que com a pandemia, todos nós, alteramos a forma como fazemos as nossas compras e até os nossos padrões de consumo.

Segundo a SalesForce, 80% dos clientes concordam que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto os seus produtos ou serviços.

Com o digital a ganhar espaço, as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial (IA) permitem que as organizações conheçam melhor os seus clientes, proporcionando-lhes experiências mais direcionadas e adequadas aos seus gostos, tendências e necessidades.

Segundo a Gartner, a Total Experience será uma das tendências que marcará este ano, o que significa que se torna fundamental o suporte e atendimento ao cliente em toda a jornada de compra ou no contacto com a empresa, seja na experiência digital ou presencial. Como tal, só com uma correta análise de dados e aproveitando toda a informação disponível sobre os clientes, as empresas conseguem responder eficazmente às expectativas.

  • Inteligência Artificial Generativa

A IA generativa é também apontada como uma das principais tendências, tendo o potencial de criar novas formas de conteúdo criativo e acelerar os ciclos de R&D. Segundo a Gartner, até 2025, a IA generativa, algoritmos que produzem conteúdos multimédia sozinhos depois de aprenderem com exemplos, representará 10% de todos os dados produzidos contra menos de 1% atualmente.

O uso de IA generativa é amplo, podendo criar desde código de software ou desenvolver medicamentos, por exemplo e é uma evolução do que já é aplicado atualmente no mercado.

  • Data Fabric

Outra das tendências apontadas este ano é o Data Fabric, que funciona como uma ligação entre diversas fontes de dados e utilizadores de negócio, conseguindo assim ter os dados disponíveis em qualquer lugar. Segundo a Gartner, o Data Fabric pode reduzir os esforços de gestão de dados até 70%.

  • Cloud

A migração para a nuvem continua a ser uma tendência que traz rapidez, eficiência e segurança às empresas. Os ambientes de multicloud e cloud híbrida continuarão a crescer, sendo que ambos os conceitos têm benefícios para o negócio.

É importante que cada empresa avalie as suas necessidades e objetivos de forma a optar pelo melhor investimento a fazer.

Em 2022, a Gartner prevê que a receita global da cloud irá ser de US$ 474 biliões, acima dos US$ 408 biliões em 2021. Nos próximos anos, os analistas da Gartner estimam que a receita da cloud irá superar a receita fora da cloud para os mercados de TI corporativos relevantes.

  • Hiperautomação

De acordo com a Forrester, as empresas europeias vão investir até €3,3 biliões em automação para impulsionar a produtividade. Isto mostra que a automação continua a ser uma tendência nos próximos tempos.

Ter processos automatizados aumenta a produtividade e a eficiência, ao mesmo tempo que reduz os custos e os erros. Fluxos de trabalho mais ágeis trazem melhores resultados e permitem libertar os colaboradores para tarefas mais estratégicas e criativas.

Esta abordagem combina a automação robótica dos processos (RPA) e a Inteligência Artificial para melhorar a tomada de decisão. As plataformas de hiperautomação podem ser aplicadas nas tecnologias que as empresas já possuem, melhorando a performance e o desempenho com menos custos.

  • Decisões Inteligentes

Esta tendência baseia-se na compreensão e estruturação da forma como as decisões são tomadas, através da tecnologia, tendo como base a integração de dados, modelos de analítica e plataformas que suportam e automatizam as decisões.

A partir daqui, é possível avaliar e melhorar continuamente as decisões, para analisar se está no caminho certo, garantindo assim maiores vantagens competitivas. A decisão inteligente pode apoiar e melhorar a tomada de decisões humanas e, potencialmente, automatizá-la através do uso de análises aumentadas, simulações e IA.

Está preparado para transformar a sua Organização?

Os últimos meses ficam marcados pelos desafios que a pandemia trouxe aos negócios. A maioria deles teve de se reinventar e criar novas oportunidades de receita. A Transformação Digital, que muitas empresas até já tinham iniciado, foi sinónimo de maior conhecimento sobre o mercado, acesso a insights determinantes da organização e uma resposta efetiva sobre o cliente.

A tecnologia oferece benefícios em diversos setores da economia e demonstra que vai estar cada vez mais forte no seu papel ao trazer mais qualidade de vida e de trabalho, bem como permitir às empresas maior flexibilidade, adaptabilidade, eficiência, inovação e competitividade.

O futuro é digital e, portanto, é urgente que os gestores olhem para as soluções tecnológicas como um aliado fundamental e diferenciador, que lhes traz uma visão melhor e mais completa do mercado, dos processos e do consumidor.

Está preparado para criar um futuro mais digital, inclusivo e sustentável para a sua organização?

Últimos artigos