Trends Reshaping the Relationship with Customers & Consumers , Oracle no FutureScape 2021
Mudanças que já estavam em curso na forma como as empresas se relacionam com clientes e consumidores, aceleraram de forma significativa com a crise pandémica.
As experiências de teletrabalho e confinamento influenciaram decisivamente as pessoas, seja no papel de cliente B2B, seja enquanto consumidores em mercados B2C. Os dois papeis são indissociáveis e influenciam as expectativas e padrões de consumo.
Jorge Xavier, da Oracle, fala-nos de 3 tendências que vão marcar a relação das empresas com clientes e consumidores num futuro imediato:
(1) A aceleração da transição digital para responder de forma mais ágil ao contexto do mercado.
(2) O crescente interesse pela subscrição de bens e serviços (pay as you go) em detrimento da aquisição e propriedade.
(3) O aumento da proteção e regulamentação dos consumidores europeus, no que concerne aos dados pessoas e ao e mercado único digital, com mais segurança, liberdade de escolha e transparência.”
Veja aqui a apresentação de Jorge Xavier: