O Futuro CFO e o Mundo Digital
A Organização do Futuro
Depois de anos de altos e baixos com iniciativas de Transformação Digital, chegamos a um ponto de inflexão, onde podemos ver a economia digital a emergir no horizonte. A IDC prevê que nos próximos anos, 46% do PIB mundial seja impulsionado por produtos e serviços de Organizações transformadas digitalmente (ver Figura 1).
Para uma Organização tradicional, quase metade da sua receita estará relacionada com produtos, serviços ou experiências digitais, o que representa uma transformação significativa. Estudos da IDC com líderes de todas as indústrias identificaram nove principais desafios que irão moldar a Organização do Futuro:
1 — Futuro dos Clientes e Consumidores
2 — Futuro das Operações
3 — Futuro da Confiança
4 — Futuro da Inteligência
5 — Futuro da Inovação Digital
6 — Futuro do Trabalho
7 — Futuro da Infraestrutura Digital
8 — Futuro da Conectividade
9 — Futuro das Indústrias
A evolução da função CFO
O Chief Financial Officer (CFO) é uma das figuras mais relevantes em qualquer negócio. Normalmente, os CFOs são diretores da Organização e, como tal, têm a responsabilidade legal de garantirem que as suas Organizações cumpram uma série de requisitos de conformidade legal ou normativa. Embora supervisionar a manutenção de registos e relatórios seja uma parte importante da função, a maior parte do tempo do CFO é dedicada a estimular o desempenho do negócio e a influenciar as estratégias que permitirão o desempenho desejado pelos acionistas e outras partes interessadas.
Prioridades do CFO na Transformação Digital
As prioridades dos CFOs ao responderem aos desafios descritos anteriormente estão relacionadas com “Melhor informação e insights” e “Reforçar a gestão de risco e conformidade” (Figura 2). Estas duas necessidades já eram prioridades que se verificavam no pré-COVID-19 e que foram ainda mais reforçadas pela crise. A aquisição de recursos de suporte à análise de cenários passou a ser uma nova prioridade para permitir aos CFOs lidarem o crescente aumento de incerteza resultante da crie. Os CFOs com uma visão de futuro reconhecem que tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, têm um papel importante a desempenhar para lhes permitir terem uma melhor visibilidade do estado dos seus negócios e dos riscos que enfrentam.
Bruno Horta Soares
Leading Executive Advisor at IDC Portugal