Sabia que em 2020, a cada minuto, foram publicadas 347 mil novas Stories no Instagram, 147 mil fotos no Facebook e 41 milhões de mensagens foram trocadas no WhatsApp?
De realçar que mais de 4,5 biliões de pessoas usam internet, enquanto os utilizadores das redes sociais ultrapassaram já os 3,8 biliões com quase 60% da população mundial online.
Estes números ilustram bem a quantidade de dados que circulam no mundo, o que oferece imensas oportunidades e desafios às empresas que transformam estes dados em valor para o negócio.
Em 2020 o mundo deparou-se com uma realidade inimaginável, mas é facto que a tecnologia permitiu encontrar novas formas de trabalhar e de fazer negócios. Na verdade, em tempos de pandemia, plataformas como o Microsoft Teams ou o Zoom foram essenciais para nos mantermos ativos profissionalmente e conectados com o mundo. As empresas abraçaram o teletrabalho e os consumidores criaram novos hábitos, ganhando o comércio online mais expressão.
Sabíamos até aí que a tecnologia era muito importante para as empresas, contudo passou a ser imprescindível e uma tendência nos próximos anos que mudará a nossa vida, a forma como trabalhamos e nos relacionamos.
O teletrabalho, o e-commerce e as ferramentas digitais ganharam uma nova importância e se havia setores e empresas com maior maturidade digital e cuja adaptação à nova realidade acabou por ser mais simples, a verdade é que muitas organizações tiveram de acelerar a transformação digital de forma a responder rapidamente a um mercado desafiante e em mudança.
Numa altura em que é preciso fazer mais com menos recursos, os dados assumem um papel soberano quando armazenados e trabalhados, pois permitem retirar insights importantes de suporte à decisão, e, não falamos apenas dos dados gerados pelos consumidores, mas também dos dados gerados dentro da própria organização.
Através de uma análise de dados precisa e confiável, consegue ter uma visão transversal da empresa, do setor ou do mercado, além de uma análise preditiva precisa que lhe permite desenvolver estratégias inteligentes, minimizar possibilidades de erro, criar produtos e serviços personalizados e obter maiores vantagens competitivas.
Numa altura em que a economia sofre uma retração enorme, as empresas veem-se obrigadas a reformular e reorganizar estratégias, a reduzir custos e a criar produtos e serviços mais direcionados e rentáveis. Aqui as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial possibilitam uma maior assertividade na altura de tomar decisões, permitindo melhorar a performance do negócio, a experiência ao cliente e a otimizar e agilizar processos.
Mais eficiência
Em tempos de incerteza todas as empresas, independentemente do seu setor de atividade, procuram ser mais eficientes, rentáveis e reduzir os custos que conseguirem sem afetar a qualidade dos serviços ou produtos. Como tal, é determinante ter acesso de forma simples e intuitiva aos principais indicadores, oferecer produtos ou serviços competitivos, analisar a performance do negócio e a sua posição em relação à concorrência. Só com os insights corretos e que lhe darão uma visão completa, precisa e real da sua organização, conseguirá tomar as melhores decisões, desenvolver novos modelos de negócio e ganhar agilidade.
Além disso, a automatização ganha lugar de destaque nas empresas uma vez que permite um aumento da produtividade, minimização de erros e redução de custos. Processos automatizados são sinónimo de entregas mais eficientes, ao mesmo tempo que direciona recursos para tarefas mais estratégicas e críticas.
De acordo com a Forrester, a indústria da automatização e robótica crescerá em 2021 para os 2,3 mil milhões de euros, sendo que em 2016 foi avaliada em 205 milhões de euros.
Serviço de excelência ao cliente
Cada vez mais os clientes exigem respostas ágeis e eficientes por parte das empresas. Vários estudos mostram que velocidade, conveniência e proatividade são três dos principais fatores que hoje fidelizam os consumidores. Para conseguir oferecer um serviço de excelência e personalizável, a empresa necessita de conhecer bem o seu público. Com uma análise de dados detalhada, consegue conhecer os gostos e as necessidades dos consumidores, conseguindo assim direcionar a oferta de forma mais assertiva.
As ferramentas de Data Analytics e IA permitem às organizações posicionarem-se com sucesso nos canais digitais, conhecerem as preferências dos seus clientes e oferecerem um serviço de excelência com custos mais reduzidos. A título de exemplo, as vendas da Amazon durante o segundo trimestre de 2020 aumentaram 40% em relação ao mesmo período do ano homólogo.
Além disso, com recurso a chatbots, consegue ainda disponibilizar um serviço de apoio ao cliente diferenciador e 24/7 que lhe permitirá aumentar a notoriedade da marca, bem como o nível de satisfação no serviço pós-venda e uma maior retenção de clientes.
Novas oportunidades de negócio
Uma cultura orientada a dados pode ser diferenciadora e determinante para a sua estratégia de negócio. Utilizar a inteligência dos seus dados para identificar novas oportunidades de crescimento permite fazer melhores investimentos com riscos diminutos
Ao dia de hoje sabe, com base em dados concretos, quais os aspetos que diferenciam o seu negócio? Qual o impacto da campanha X? O que é que os seus clientes procuram?
Seja uma empresa data-driven e leve o seu negócio para um patamar superior.