Impacto da COVID-19 na Segurança da informação em Portugal
Este documento disponibiliza um resumo do evento digital promovido pela IDC Portugal sobre segurança da informação e que contou com a participação dos responsáveis de alguns dos principais fornecedores destes produtos no território nacional – Miguel Almeida, General Manager, Cisco Systems; Paulo Vieira, Sales Manager, Palo Alto Networks; Rui Duro, Country Manager, Check Point Software Technologies; e Sergio Martinez Hernandez, Iberia Regional Manager, SonicWall.
Resumo Executivo
A pandemia COVID-19 veio acelerar a transformação digital das organizações nacionais.
Em simultâneo com esta nova realidade multiplicaram-se os ataques, nomeadamente no que diz respeito a ransomware, phishing e malware direcionados aos colaboradores em trabalho remoto. Confrontadas com estas ameaças, cada vez mais sofisticadas, as organizações nacionais vão continuar a reforçar os seus orçamentos com segurança de informação.
Principais Conclusões
- A procura de soluções de segurança de informação tem vindo a crescer no mercado nacional nos últimos anos e a pandemia COVID-19 acelerou esta tendência e contribuiu para que a segurança da informação tenha adquirido uma maior visibilidade e um maior reconhecimento no interior das organizações nacionais, em particular dos responsáveis de topo.
Pandemia COVID-19 contribuiu para a multiplicação dos ataques às organizações nacionais. Empresas como a EDP, a Altice, o MIllenniumBCP e o Crédito Agrícola sofreram sérios ataques.
À medida que cada vez mais colaboradores trabalham remotamente, multiplica-se o risco da existência de configurações incorretas, criando um ambiente perfeito para os hackers atacarem. Estes estão a aproveitar a incerteza causada pela pandemia para lançar campanhas mais eficazes de phishing, nomeadamente através da utilização de mensagens associadas ao COVID- 19, ao trabalho remoto.
- Migração de aplicações corporativas para serviços de cloud computing criou novos desafios de segurança às organizações a nível mundial. Estratégia dos fabricantes de soluções de segurança da informação contempla aquisição de empresas em áreas especializadas para desenvolver soluções destinadas a arquiteturas híbridas e multifornecedor cloud computing.
- Adoção de Managed Security Services vai crescer devido à conjugação de diversos fatores:
- Escassez de profissionais com competências de segurança.
- Dificuldade de lidar com complexidade tecnológica dos ambientes de segurança, nomeadamente nas pequenas e médias empresas.
- Sofisticação dos ataques e dos cibercriminosos envolvidos.
Preencha aqui os seus contactos e receba o documento na íntegra no seu e-mail.
Iremos abordar o tema da Segurança no IDC Security Roadshow 2021 que se realizará nos dias 21 e 22 de Abril.
Não perca!