No atual panorama económico, é absolutamente urgente dar respostas rápidas, redefinir estratégias, agilizar processos e minimizar os riscos, pois só com um conhecimento profundo da empresa, do consumidor e do mercado é que se consegue responder com eficiência aos desafios que são colocados.
O mercado está instável e em constante mudança, e o aumento da quantidade de dados produzida é, cada vez mais desafiante para as organizações e impõe-lhes uma tomada de decisões assertiva e com retorno para o negócio. Assim, é imprescindível obter análises mais profundas e fiáveis, e que exista uma constante procura pela melhoria dos processos organizacionais.
A área de logística e distribuição é, sem dúvida, uma área muito complexa. Além disso, a pandemia fez disparar as compras online, o que impôs um novo ritmo e novos desafios às empresas de forma a garantirem entregas eficientes e a custos competitivos.
Tal como aconteceu noutros setores, também as empresas de logística e distribuição tiveram de acelerar os processos de transformação digital. Da automatização à Inteligência Artificial, o mercado obriga a que as organizações tenham processos ágeis, disruptivos e competitivos.
Como tal, a natureza complexa e dinâmica do setor exige que as empresas olhem atentamente para as soluções tecnológicas existentes no mercado, de forma a ganharem eficiência, rentabilidade e produtividade.
Tanto os parceiros como os clientes exigem uma constante gestão das operações, onde seja possível garantir entregas eficientes, aos melhores custos. Ter soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial vai permitir melhorar em muito todas as operações, otimizar os processos de distribuição, detetar novos modelos de negócio e formas de entrega mais eficazes.
Além disso, estas ferramentas disruptivas permitem traçar diferentes cenários, o que traz enormes mais valias à gestão e oferecem, sem dúvida, vantagens competitivas para o negócio. Conhecer de forma profunda o mercado e o consumidor permite a definição de estratégias mais assertivas e eficientes. Desta forma, as ferramentas de análises de dados ajudam a compreender diferentes cenários e a ter uma visão unificada de todas as áreas da empresa, para além de identificar novas oportunidades de negócio.
Assim, as soluções de Data Analytics e IA são ferramentas importantes que trazem às empresas de logística e distribuição novas dinâmicas de trabalho, modelos de gestão mais inteligentes e uma experiência, de excelência, ao consumidor.
Os insights gerados sobre a cadeia logística, o controlo de stock e a distribuição permitem que as empresas tomem as decisões certas, no momento certo, e que ganhem agilidade e competitividade. É, assim, ganho um controlo absoluto, desde o momento em que é recebido um pedido até este ser entregue ao seu cliente final. É também possível ter processos de picking eficientes, sistemas de gestão de transporte para acompanhar e gerir as entregas e prazos, bem como auditorias mais eficazes.
É fundamental realçar que a relação com os clientes sai também reforçada, uma vez que desta forma é possível identificar as necessidades e as insatisfações dos consumidores, preparando e direcionando assim a oferta, para além de conseguir proporcionar um apoio mais eficiente, rápido e focado no cliente. Por outro lado, estas análises diferenciadoras permitem também atrair novos clientes.
Com a adoção da tecnologia correta consegue extrair os insights certos e aumentar a produtividade e a rentabilidade da organização, enquanto agiliza as operações e reduz erros e custos melhorando, em muito, os níveis de performance da sua empresa.