Como a Inteligência Artificial pode otimizar os seus processos?

Por BI4ALL

Os últimos meses foram profundamente desafiadores para todos… De forma a responder a uma crise sanitária sem precedentes, as organizações aceleraram a transformação digital e, em muitas empresas, a Inteligência Artificial passou a fazer parte da agenda dos gestores. Mas, na verdade, não sabemos ainda como será o mundo pós-pandemia.

Sabemos sim que a tecnologia continuará no centro da atividade das empresas como forma de trazer competitividade, eficiência e agilidade aos negócios. O consumo mudou, o consumidor mudou, os comportamentos e as tendências mudaram, e as empresas tiveram de se adaptar da melhor forma e ganhar competitividade num mercado instável.

A margem de erro é mínima, exigem-se processos ágeis e automatizados, de forma a ganhar tempo, reduzir custos e riscos e, aqui, a Inteligência Artificial e o Machine Learning surgem como aliados perfeitos que permitem que qualquer empresa ganhe flexibilidade e robustez.

De acordo com a IDC, o mercado da IA irá gerar 327,5 mil milhões de dólares em 2021 (2,7 mil milhões de euros), o que reflete um crescimento de 16,4% em relação ao ano anterior.

Se a Inteligência Artificial já estava presente em muitas áreas da sociedade, nomeadamente nas empresas, sendo a face mais visível o apoio ao serviço ao cliente através de chatbots e assistentes de voz, hoje as organizações alargaram a adoção de soluções de IA a várias áreas permitindo centralizar e aceder às informações críticas para a tomada de decisão.

O que é a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial define-se como o ramo das ciências informáticas que desenvolve “máquinas inteligentes” (computadores, robots, softwares, etc.), ou seja, máquinas que são capazes de aprender, perceber, raciocinar, decidir e deliberar de forma racional e inteligente, e de forma similar aos seres humanos.

Entre os muitos benefícios desta tecnologia, podemos referir a automação e maior agilidade de processos, a redução de custos operacionais e cenários mais precisos de suporte à decisão o que tem vindo a promover uma crescente adoção desta solução por parte das empresas, alterando a forma de trabalhar, o relacionamento com os clientes e trazendo novas oportunidades para dentro das organizações.

Já imaginou o que ganharia ao ter os seus processos mais ágeis, eficientes e rápidos?

Independentemente do setor de atividade em que atuam, muitas organizações ainda têm processos rotineiros e complexos, que consomem, todos os dias, muito tempo aos colaboradores responsáveis.

Ter processos automatizados garante, por um lado, uma diminuição da margem de erro e, por outro, um aumento da capacidade de resposta, libertando os colaboradores para tarefas mais estratégicas e criativas.

Com a IA consegue, por exemplo, gerir e controlar o stock, otimizar os procedimentos e minimizar os erros. Ao integrar num único local e de forma automática as informações constantes de uma guia de encomenda, a empresa consegue tornar o processo mais rápido, e mais eficiente. Assim, soluções tecnológicas conseguem não só diminuir o tempo de execução como melhorar significativamente os resultados, o que representa ganhos de produtividade, eliminação de desperdício e uma maior otimização dos fluxos de trabalho.

Muitas empresas com e-commerce investiram já em Inteligência Artificial, de forma a terem operações mais seguras, controladas e imediatas.

Informação no sistema de forma automática e sem erros

A Inteligência Artificial permite ainda que as empresas implementem uma cultura de inovação, potenciem os resultados, elevem a produtividade e reduzam custos. Ao adotar soluções disruptivas na sua organização irá proporcionar uma maior eficiência e transparência para o seu negócio, tornando-o mais competitivo e rentável.

Vantagens-Ai-processos_pt

Últimos artigos

Inteligência

Domo Named a Leader in Nucleus Research’s 2023 Analytics Technology Value Matrix