De acordo com o IDC, entre 2020 e 2023, o investimento direto das organizações em transformação digital aumentará em 15,5% por ano, o que lhes permitirá adotar novos modelo de negócio digital.
A crise sanitária que vivemos confirmou que as empresas com uma presença digital forte, mais inovadoras e que reconhecem nos seus dados um ativo valioso são as que mais rapidamente se adaptam e conseguem alinhar as suas estratégias de forma eficaz.
O digital já não é uma tendência, mas sim uma exigência. As empresas têm obrigatoriamente de ter mais competências digitais, serem inovadoras, ágeis e eficientes se não querem ser ultrapassadas e tornar-se obsoletas num mercado instável, exigente e competitivo.
Mas afinal o que é a transformação digital nas empresas?
A transformação digital nas empresas é a integração de novas tecnologias em todas as áreas da organização com o objetivo de automatizar processos, criar mais valor e oportunidades, e ter um suporte à decisão fidedigno.
Vivemos novos tempos em que a transformação digital nas empresas acelerou e permitiu que estas se mantivessem competitivas, rentáveis e oferecessem experiências mais digitais e disruptivas aos seus clientes. Hoje, esta adoção não é mais uma opção, ou um investimento secundário a analisar, mas sim uma necessidade para as empresas que se querem manter na linha da frente e, é sem dúvida, uma grande oportunidade para a organização melhorar a experiência ao cliente, medir os resultados ou minimizar a margem de erro.
A transformação digital obriga assim a uma identificação das necessidades da empresa e a um envolvimento de todos de forma a criar processos de trabalho mais rentáveis e modelos de negócio eficientes e adaptados.
Além disso, há uma necessidade constante para reduzir custos sem afetar a capacidade de resposta da organização e a qualidade dos produtos ou serviços. Para otimizar os processos, tomar melhores decisões e cortar gastos sem afetar a qualidade, as empresas devem tirar um melhor aproveitamento dos dados disponíveis e usar as soluções tecnológicas para melhorar o fluxo de informação, monitorizar os indicadores mais relevantes e aceder a insights relevantes de suporte à tomada de decisão.
Com soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial adaptadas às reais necessidades da empresa, esta consegue aceder, monitorizar e analisar detalhadamente indicadores de negócio importante, o que permite um suporte à decisão em tempo real e preciso, reduzindo o tempo no acesso e na análise de relatórios.
São já hoje muitos os setores que melhoram a sua oferta e os seus processos com a adoção de soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial, o que, sem dúvida, é vital para manter qualquer empresa eficiente, competitiva e inovadora. Isto acontece mesmo em setores que no passado eram considerados mais tradicionais.
Processos mais automatizados, aumento da produtividade, otimização de toda a cadeia de valor, redução de custos e ganhos mais elevados são alguns dos principais benefícios que as soluções tecnológicas garantem.
O IDC revela que em 2022, as duas mil maiores empresas globais investirão mais de 100 mil milhões de euros em soluções de Inteligência Artificial e Analítica Avançada (em média 50 milhões por empresa) apenas com o objetivo de melhorar a aquisição e análise de dados de clientes.
Assim, a transformação digital, que vai como vimos muito além da digitalização, torna as organizações mais ágeis, flexíveis, dinâmicas e integradas.
Sabe como iniciar um processo de transformação digital na sua empresa?