O clima de incerteza que vivemos devido à pandemia de covid-19, impuseram às organizações uma clara aposta no digital. É imperativo que as organizações tenham hoje uma estratégia digital que as mantenha próximas dos clientes e dos fornecedores, que permita reduzir custos, prever as vendas e agilizar e otimizar todos os processos para que continuem produtivas, rentáveis e eficientes.
A transformação digital representa uma profunda mudança de processos e modelos de operação para as organizações, e é aqui que a utilização de soluções tecnológicas disruptivas, ao serviço de uma boa gestão, entra em ação e assume uma tremenda importância.
Já antes da crise sanitária que todos estamos a viver, a IDC previa que até 2024, mais de 50% de todo o investimento em IT seria diretamente orientado para a inovação e transformação digital, crescendo a uma TCAC de 17%. As tecnologias digitais como o Data Analytics, Machine Learning, Inteligência Artificial e o Big Data são algumas das soluções que fazem parte desta realidade.
Segundo um estudo da Harvard Business Review Analytics Services, 68% das empresas líderes digitais melhoraram a rentabilidade do negócio.
E é justamente nas alturas de maior incerteza que as empresas necessitam de informações confiáveis que suportem tomadas de decisão conscientes e eficientes. Não são permitidos erros, nem decisões baseadas em intuições. Aceitar que o investimento na transformação digital é essencial para a sobrevivência do negócio, que o colocará à frente da concorrência e lhe permitirá ter vantagens competitivas, é fundamental num cenário económico pautado pela incerteza.
A adoção de soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial permite que as organizações se tornem data-driven, onde os dados são fundamentais para o processo de tomada de decisões da empresa, permitindo uma resposta com maior precisão e velocidade, e uma maior agilidade nos seus processos. Na prática, falamos de como uma boa capacidade de gestão, bem definida e fundamentada, serve de ponto de partida para dar resposta aos desafios de negócio, permitindo criar condições para nos destacarmos da concorrência e alcançarmos melhores resultados. Com estas soluções é possível que os gestores consigam ter uma visão a 360 graus da organização, e assim, é possível agirem rapidamente perante qualquer oportunidade, desafio ou risco.
Assim, olhar para a infinidade de dados hoje produzidos, com recurso a ferramentas disruptivas, é determinante para o sucesso da empresa, pois traz maior eficiência, produtividade e dinamismo, para além de acrescentar transparência e fiabilidade na tomada de decisões.
A transformação digital é também muito relevante para o relacionamento com o cliente e no impacto do serviço que lhe irá prestar. É necessário conhecer quais as necessidades e as tendências do cliente e dar respostas rápidas e personalizadas, enquanto se proporcionam experiências envolventes, pois o cliente é hoje em dia muito informado e procura ter a melhor experiência de compra possível.
A transformação digital apresenta-se assim como uma oportunidade única para que as empresas otimizem os seus processos, reduzam custos, aumentem as receitas e principalmente se mantenham competitivas no mercado em que atuam. As organizações devem continuar a apostar numa estratégia de transformação digital, com foco em soluções objetivas e sustentáveis, porém inteligentes e preditivas. A transformação digital não é uma tendência, é sim uma garantia de sobrevivência num mercado global, que apresenta novos desafios e que tem necessariamente de fazer parte da agenda dos decisores.
É tempo de as empresas alinharem as suas estratégias, criarem vantagens competitivas e olharem para as soluções tecnológicas como uma alavanca para os seus negócios.