O Papel do Líder Digital: Visão e Coragem para Acelerar a Transformação Digital
A pandemia COVID-19 ressaltou a importância da transformação digital, mas a atual recessão económica obrigará a uma decisão crítica por parte dos líderes digitais, seguir o mesmo curso de corte de custos generalizado que todas as recessões anteriores obrigaram, ou alavancar os investimentos em tecnologia de forma a otimizar custos e nivelar a curva recessiva através do desenvolvimento de novos produtos, serviços e canais, numa economia cada vez mais digital.
Na perspetiva da IDC, os líderes digitais deverão ser capazes de inovar e escalar a um ritmo muito superior ao das empresas tradicionais. A tecnologia e os dados deverão ser utilizados como a força vital da organização, alimentando operações cada vez mais eficientes, novos fluxos de receita e maior fidelização de clientes. Deverão fazer com que a organização adote uma abordagem “de fora para dentro”, alavancando o seu ecossistema de stakeholders (ou seja, clientes, parceiros, força de trabalho e comunidade) para fazer evoluir de forma dinâmica a sua oferta e o seu modelo de negócio.
E apesar dos enormes desafios e de toda a complexidade e incerteza, eu sou um otimista e acredito que sairemos desta situação, mais fortes e mais digitais. E não tenho dúvidas que os líderes que tiverem visão e a coragem para acelerarem ainda mais os seus processos de transformação digital durante este período, ganharão competitividade e quota de mercado.
Os cinco estágios para a recuperação empresarial: