A Importância das TI e do Digital Numa Economia Mais Sustentável
Gabriel Coimbra, Group Vice-Presidente & Country Manager da IDC Portugal dá as boas-vindas à 24ª edição do IDC Directions®. O evento acabou mesmo por duplicar “o número de assistentes em apenas dois anos”.
Em 24 anos nunca a missão do Directions “fez tanto sentido como agora: ser um fórum independente de discussão e partilha de conhecimento, com o objetivo de acelerar o processo de transformação digital das organizações e da economia portuguesa”, refere Gabriel Coimbra.
Num ano paradigmático como este último, onde pela primeira vez na história há uma correlação inversa entre a economia e o mercado de TI, o evento faz reforça a sua importância: “Mesmo com uma das maiores quebras da história ao nível do PIB, o mercado de TI continuou a crescer 3% a nível mundial e 2% em Portugal.”
Por tudo isso, a edição 2021 do Directions aborda “O Papel do Digital na Resiliência e Sustentabilidade das Organizações”. Hoje, mais do que nunca, as TI e o digital são peças fundamentais para uma encomia mais sustentável e competitiva.
O evento conta ainda com a partilha da visão da IDC relativamente ao futuro das organizações. Trata-se de uma framework assente em nove pilares onde se analisam riscos e apontam oportunidades para as organizações.
Gabriel Coimbra acredita na importância de ambicionar ainda mais para Portugal e para a Europa com o tecido empresarial a acelerar a transformação digital e o país a apostar na sua capacidade de atrair mais investimento internacional em áreas estratégicas para a economia.