O que está por trás de uma excelente solução digital?

Recentemente, conversámos com o CIO da Cofidis, Cláudio Pimentel, para discutir o que define uma app de qualidade. Neste artigo exploramos a sua opinião sobre o que é preciso para ir mais além e superar as expectativas do negócio.

A beleza está nos olhos de quem vê e a qualidade de uma aplicação segue o mesmo padrão. Acreditamos que existem três aspetos chave que não podem ser negligenciados:

Responde ao objetivo do negócio - difícil de medir, mas no final se a aplicação for adotada quer dizer que atende a este elemento de qualidade.

Passa no teste "ILITYs" - série de requisitos não funcionais que todas as aplicações de qualidade devem cumprir. Inclui a escalabilidade, desempenho, segurança, usabilidade e facilidade de manutenção. A usabilidade é um pouco subjetiva, pois em muitos casos seguir bons princípios de design pode ser enganoso sem a compreensão completa do caso de uso, que remete ao primeiro ponto.

À prova de futuro - exige uma arquitetura sólida preparada para suportar as mudanças futuras que acontecerão inevitavelmente com qualquer aplicação que atenda ao primeiro objetivo, pois sabemos que o negócio vai evoluir.

No Do iT Lean, trabalhamos para garantir que todos os nossos projetos são entregues com a mais alta qualidade, mas alguns deles são ainda submetidos a uma revisão rigorosa como parte do programa OutSystems Quality Apps. Embora esta iniciativa aborde os dois últimos itens acima, é um pouco mais complicado verificar se passam no teste "Responde ao objetivo de negócio".

Por isso, pedimos ao nosso cliente os seus comentários sobre este aspeto específico da sua Quality App. Entrevistámos Cláudio Pimentel, CIO da Cofidis, e aqui está o que aprendemos: https://doitlean.com/news/read/cofidis-lets-grow-learning-what-is-behind-an-outstanding-digital-solution

Últimos artigos

Cliente & Consumidores

Best of IDC Future of Customers & Employees