Da Segurança à Confiança: uma Evolução Inevitável, Trend Interview no IDC Security RoadShow
O último momento de entrevista reservado para esta edição do IDC Security Roadshow trouxe, mais uma vez, Joel Stradling, research director – European Security da IDC a palco, desta feita para falar do Futuro da Confiança.
Fechar com uma perspetiva mais abrangente neste campo e perceber a forma como a IDC olha para algumas tecnologias disruptivas deu o mote à conversa. Joel Stradling sublinhou a importância de se passar da “simples” Segurança para a Confiança em termos estratégicos nas organizações.
Com a chegada da pandemia, relacionada com o Covid-19, as empresas viram-se na obrigação de enviar as suas equipas para casa, mas assegurando a continuidade do negócio em teletrabalho. E, neste campo, Joel Stradling considera que o movimento e o trabalho desenvolvido pelos CIO e os Chief Security Officers em todas as empresas foi bastante positivo, tirando partido das excelentes estratégias de transformação digital já em curso ou que rapidamente tiveram de ser desenvolvidas e implementadas. O responsável IDC lembra até que a tecnologia respondeu muito bem e muito rapidamente a esta nova dinâmica.
No entanto, o passar do tempo trouxe um abrandamento económico em alguns setores e a necessidade de se apostar mais na resiliência como arma para ultrapassar a recessão. Já nos últimos tempos, as organizações têm vindo a reforçar o investimento direcionado à segurança deste novo normal e o conceito de Future Enterprise surge em força com acento tónico no na Confiança digital. São cada vez mais as iniciativas neste campo, diz Joel Stradling.
E, se a segurança é mais importante do que nunca, esta nova confiança assume-se igualmente como indiscutível. Prova disso mesmo é que, até 2023, 40% dos CEOs europeus vão introduzir métricas de confiança para assegurar a compliance com praticas de negócio associadas à ética, diversidade e sustentabilidade, diz a IDC. Esta é uma área emergente para a qual a IDC está a olhar com muita atenção.
Nesta conversa com o especialista IDC ficam ainda duas ideias finais:
- A segurança deve alinhar com a estratégia de negócio, mas também com privacidade e compliance.
- O Future of Trust é importante e obriga a que exista uma efetiva liderança dentro das empresas para definir este tipo de estratégias. O Chief Trust Officer poderá ser uma opção.