Liderança num Mundo Digital em Permanente Mudança: Cinco Estratégias que Deve Cumprir
A IDC identificou cinco estratégias que vão ajudar os líderes empresariais a escalar os seus negócios digitais num mundo digital em rápida mudança.
A IDC realizou uma pesquisa com cerca de 400 CEOs em todo o mundo, complementada por várias entrevistas individuais e identificou cinco estratégias que visam ajudar os líderes empresariais a escalar os seus negócios digitais num mundo digital em rápida mudança. Os dados da pesquisa revelaram que a preocupação número um é a economia – nomeadamente pressões económicas, como a inflação, o aumento das taxas de juro e a desaceleração da procura.
Estratégia #1: Redefinir o conceito de VUCA
Para desbravar caminho para as suas organizações, muitos CEOs estão a trabalhar na redefinição do conceito VUCA
Mas o que é VUCA?
Trata-se de um conceito que ganhou mais força ao longo dos últimos anos, e que não é mais do que a sigla (ou acrónimo) para as palavras inglesas:
· Volatilidade
· Incerteza
· Complexidade
· Ambiguidade
Então... de que forma estão os CEOs a redefinir este conceito, envolvendo os seus negócios e as respetivas equipas?
No decorrer de uma entrevista, visionada durante a minha apresentação no IDC Directions 2023, Simon Paris, CEO da Finastra, explicou de que forma a sua equipa de gestores trabalhou e se adaptou à incerteza comercial e económica dos últimos doze meses, redefinindo VUCA com.… bem, com VUCA. Sempre que a equipa encontrava volatilidade, ela optou por permanecer fiel à sua visão. Quando confrontados com a incerteza, eles focaram-se durante mais tempo na compreensão. Quando a complexidade surgiu, eles procuraram clareza. E, ao lidar com a ambiguidade, eles deitaram mão à agilidade para avançar.
Muitos CEOs acabaram por nos dizer que a adaptação é a chave para a sobrevivência, numa altura em que estão confrontados com riscos em todos os pontos do globo.
· O CEO de uma empresa de telecomunicações internacional referiu de que forma a sua equipa de líderes está a tentar lidar com as altas taxas de juros e um maior custo do capital, seja para os clientes como para a própria organização.
· Um CEO de uma empresa de comboios, com sede na Suíça, falou sobre os desafios colocados pelo aumento dos custos da eletricidade, que implicam mais 15-20% à sua base de custos em 12 meses.
· O CEO de um fabricante multimilionário, cuja a sede é na Turquia, está a tentar sobreviver num ambiente geopolítico difícil e a determinar que mercados abraçar.
· O CEO de uma grande organização australiana, ligada aos seguros de saúde, falou sobre os principais investimentos da sua empresa no digital e aludiu ainda à forma como ele e a sua equipa de líderes estão agora mais concentrados em diminuir o gap na execução de negócios digitais.
· Um CEO de uma organização de software de serviços financeiros destacou o quão focado está na necessidade de acabar com o gap existente ao nível dos conhecimentos digitais.
Como disse o analista da IDC Dan Vesset, durante a sua apresentação no Directions 2023, as organizações devem acelerar a velocidade de decisão para enfrentar melhor muitos destes desafios. Ao alavancar novas cadeias de valor de dados para acelerar a velocidade de decisão, as organizações podem realizar um melhor planeamento de vários cenários, avaliar com mais precisão as taxas de retenção por região e determinar quando integrar ou excluir fornecedores para gerar maiores lucros.
Estratégia #2: Investir para Vencer
A próxima estratégia passa por determinar um plano de investimentos bastante preciso. De acordo com Michael Porter, conhecido académico do setor dos Negócios, o pior erro que as organizações podem cometer, durante uma desaceleração, é fazer cortes em toda a linha. Com isso em mente, os CEOs estão a abraçar uma visão mais estratégica das oportunidades de investimento.
Numa apresentação feita durante o IDC Directions 2023, Bas Burger, CEO da BT global, partilhou os seus pensamentos connosco. Ele explicou de que forma as empresas que fazem investimentos durante as recessões - quando os tempos são mais difíceis – acabam realmente por ganhar no final e aumentar a sua participação no mercado. Esta é a filosofia que ele e sua organização adotaram. Então, talvez de forma algo surpreendente, crescimento é a palavra do ano para os CEOs em 2023, pois estes procuram áreas para investir e manter as equipas motivadas, assim com os investidores felizes.
A segunda palavra mais popular é tecnologia. Cerca de 90% dos CEOs planeiam manter ou aumentar os investimentos em tecnologia em 2023, concentrando esses investimentos em tecnologia em atividades geradoras de receita. A pesquisa da IDC demonstra que as organizações que fornecem experiências de cliente mais avançadas, estão a conseguir quase o dobro do crescimento dos seus negócios, quando comparadas com os seus pares no setor. A analista da IDC, Marci Maddox, discutiu o papel crítico do mecanismo de dados do cliente durante a sua apresentação no IDC Directions.
A IDC prevê que 40% da receita das empresas do G2000 venha de produtos, serviços e experiências digitais até 2026. Já estamos a ver alguns exemplos:
· O Bank of America obteve um aumento de 22% nas vendas móveis ligadas a um aumento no uso da mobilidade;
· A Nike digital teve crescimento de 34% no último trimestre;
· A Kroger pretende duplicar os seus negócios digitais até 2023;
Estratégia #3: Construir confiança
À medida que as organizações começam a criar e operar os seus negócios digitais, elas vão sentir também necessidade de trabalhar na criação de confiança. Não é surpresa para ninguém que o risco de segurança e a conformidade, que estão no centro da estrutura do Future of Trust, sejam apontados como uma prioridade tecnológica para os CEOs em 2023. A analista da IDC, Grace Trinidad, discutiu a estrutura Future of Trust durante a sua apresentação no Directions 2023.
Algumas das organizações mais progressistas e bem organizadas estrategicamente, estão a caminhar rumo ao ESG e à privacidade, à medida que procuram entregar resultados - governança confiável, ecossistemas confiáveis e comércio baseado na confiabilidade - não apenas internamente, mas, cada vez mais, externamente para o ecossistema. Mas enfrentam alguns desafios e muita complexidade à medida que procuram construir a confiança no seu negócio digital, devido a um contexto geopolítico difícil e à necessidade de operar numa economia global que é cada vez mais digital.
À medida que cada organização vê crescer o seu negócio digital e movimenta dados e propriedade intelectual (PI) entre fornecedores, clientes e parceiros, num ecossistema digital, várias questões podem ser levantadas. E se um tribunal Europeu exigir dados de clientes por razões de segurança nacional? E se uma organização tiver que garantir que os dados dos clientes da Arábia Saudita são processados e armazenados localmente? E se ele for o alvo de um ciberataque patrocinado pelo estado, que procura informações de patentes e de PI? Essas preocupações e cenários ligados à soberania digital devem ser abordados como um dos grandes elementos no futuro da estrutura de confiança que os CEOs devem analisar.
Estratégia #4: Matar e Aumentar
Estamos todos a testemunhar uma grande reformulação de talentos, à medida que as empresas em todo o mundo se rendem ao conceito de trabalho híbrido. As empresas estão a mudar de abordagens externas para a contratação de skills e do uso de fornecedores de serviços externos para estratégias focadas na requalificação e automação. À medida que o reskill das organizações vai acontecendo, para cumprir as metas da próxima fase do negócio digital, as organizações necessitam de ligar o reskilling às iniciativas de automação - a estratégia de automação corporativa 2.0. Os analistas da IDC Amy Loomis e Gina Smith discutiram o IDC Skills Framework na sua apresentação durante o IDC Directions 2023.
A automação deve estar presente em toda a empresa - nas TI, nos negócios e nas cadeias de valor de software. Para o conseguir, os líderes de TI e de negócios precisarão de arquiteturas de tecnologia que os ajudem a dimensionar a abordagem em toda a organização. E, para que esses esforços tenham sucesso, os CIOs devem aumentar a sua visibilidade e tornar-se atores chave - orquestradores de arquiteturas tecnológicas, de orçamentos e stakeholders.
Estratégia #5: Tecnologia em Escala
À medida que os CIOs assumem essas responsabilidades, passam a ter de lidar com a espiral de custos na nuvem - 64% dos CIOs estão a gastar mais em nuvem do que o orçamento original. Eles precisam otimizar os seus investimentos na nuvem, mas devem olhar para além da eficiência, que é realmente apenas um objetivo intermedio, e concentrar-se na criação de valor sustentável. Os nossos dados da pesquisa mostram que, nos próximos dois anos, os CIOs deixarão de tratar a eficiência como um objetivo final e buscarão resultados de negócios, agilidade e novos fluxos de receita.
O papel mais proeminente do CIO já se reflete na mudança das estruturas de relatórios organizacionais. De acordo com os resultados da pesquisa da IDC, 60% dos CIOs estão agora a reportar diretamente ao CEO, à medida que se envolvem mais na estratégia de negócios e trabalham com todos o profissionais C-Suite, para redefinir a VUCA, acelerar a velocidade de decisão, fazer investimentos estratégicos, construir confiança, e aumentar a sua força de trabalho.
Os fornecedores de tecnologia podem desempenhar um papel de apoio fundamental. Com foco em ajudar os seus clientes a alcançar resultados de negócios palpáveis, eles podem ajudar as organizações a executar essas cinco estratégias.
Está interessado em saber mais? Faça o download do nosso eBook, Beyond Digital Transformation: What Comes Next?