ChatGPT: 5 respostas para outras tantas perguntas
É praticamente impossível evitar o burburinho constante que se tem feito ouvir em torno da mais recente ferramenta de inteligência artificial (IA), o ChatGPT. Desde o seu lançamento, em 2022, há quem tenha vindo a elogiar as suas muitas vantagens. Estas incluem a capacidade de aumentar a produtividade, a criação de conteúdo e a interação conversacional.
Não há dúvidas de que o ChatGPT, e outras ferramentas de linguagem associadas à IA, podem ser extremamente uteis às empresas. Mas, apesar de tudo, existem ainda várias perguntas que carecem de resposta.
O que é exatamente o ChatGPT?
“Eu sou o ChatGPT, um modelo de linguagem abrangente, criado pelo OpenAI. Fui treinado com recurso a uma grande quantidade de dados e posso executar um largo conjunto de tarefas relacionadas com o processamento de linguagem natural; na verdade, eu posso responder a perguntas, gerar texto e traduzir informação a partir de diferentes idiomas. O meu objetivo é ajudar todos quantos interagem comigo, fornecendo-lhes informações úteis.
Fonte: ChatGPT
O ChatGPT é uma ferramenta associada à linguagem, que se baseia no conceito de "pré treino generativo", um tipo de técnica de machine learning não supervisionada, que envolve a capacidade de treinar uma rede neural com o objetivo de gerar novos dados que, no final, serão muito semelhantes a outros já pré-existentes.
A capacidade de machine learning permite que os computadores aprendam a partir de grandes quantidades de dados em texto, como páginas da Web e livros. Esses dados são depois usados para gerar um novo texto, com um estilo e um conteúdo em tudo semelhantes ao original. Resultado: passamos a dispor de uma poderosa ferramenta direcionada a empresas que dependem do marketing de conteúdo e das vendas para impulsionar o seu comércio digital.
Quais são as suas limitações atualmente?
A interface de investigação do ChatGPT inclui, ao dia de hoje, três importantes renúncias de responsabilidade, que abaixo reproduzimos, textualmente:
· Pode, ocasionalmente, gerar informações incorretas;
· Pode, ocasionalmente, produzir instruções prejudiciais ou conteúdo tendencioso;
· Tem um conhecimento limitado do mundo e dos seus eventos após 2021;
Como posso usar o ChatGPT nos negócios?
Suporte ao cliente
O ChatGPT, bem assim como outros chatbots, trazem consigo um grande potencial em matéria de comércio eletrónico. Ao alavancar o histórico de navegação, registos de compra, e outras métricas relacionadas com o comportamento de um utilizador, estas tecnologias podem, em breve, vir a integrar, sem restrições, os mecanismos de personalização ligados a sites de comércio eletrónico.
Automatizar tarefas e fluxos de trabalho
O ChatGPT pode gerir tarefas mais demoradas, como o agendamento de reuniões, gestão de lembretes para eventos, e ainda a resposta a e-mails e avaliações.
Motor de busca
Embora o ChatGPT não tenha sido projetado especificamente para ser usado como um mecanismo de pesquisa, ele poderá vir a ser encarado como uma boa ferramenta no momento de se iniciar uma pesquisa para um qualquer projeto, ou sempre que se torne necessário gerar novas ideias. É importante ter em linha de conta, no entanto, que o ChatGPT está limitado às informações a partir das quais foi treinado, ao contrário de outros mecanismos de pesquisa, como o Google ou o Bing, que são projetados especificamente para analisar a web e indexar informações.
Criação de conteúdo
O ChatGPT é uma ótima ferramenta para gerar ideias e criar novos conteúdos de curta dimensão, incluindo texto para colocar nas redes sociais. Ryan Reynolds, ator e proprietário da Mint Mobile, utilizou recentemente o ChatGPT para escrever um roteiro destinado a um anuncio comercial, usando apenas algumas frases. No final, ele considerou o resultado convincente, mas também muito assustador.
Formação de equipas
As equipas podem recorrer ao conceito de linguagem natural para usarem o ChatGPT e obterem, de forma rápida, informações sobre um dado produto ou serviço relativamente ao qual tenham duvidas; da mesma forma, podem também obter orientações de atuação em caso de terem de lidar com situações que lhes são desconhecidas. Num e no outro caso, basta apenas que forneçam indicações breves sobre os problemas em questão.
O que devemos procurar a seguir?
A Open AI lançou o GPT-4 em 14/03 de 2023. Esta nova geração de GPT poderá ser melhor na prevenção das denominadas “alucinações”, ou seja, um fenómeno ligado à possibilidade de serem gerados dados não informativos e extremamente autoritários, a um ritmo acelerado. O novo GPT é um modelo multimodal, capaz de aceitar entradas de texto e de imagem.
O que recomendam que façamos agora?
Otimize a criação de conteúdo interno com o GPT-3. O GPT-3 foi projetado para aumentar e reforçar a capacidade de criação de conteúdos da indústria de marketing, e é bom a escrever textos de anúncios curtos e comercialmente atraentes, mesmo que tudo o que escreva derive de conteúdo já existente online.
Não substitua equipas de conteúdo existentes pela tecnologia ChatGPT. Mesmo que possa fazer coisas incríveis, a sua essência ainda surge muito ligada ao conceito de complementaridade.
Planeie hoje o futuro do atendimento online ao cliente. O ChatGPT foi projetado para revolucionar o setor de atendimento ao cliente.
Perceba que o GPT-3 e o ChatGPT não substituem, atualmente, os setores de personalização digital e pesquisa paga. O ChatGPT está, atualmente, limitado à análise de conteúdo da web pública publicado antes de 2021, mas a possibilidade de, futuramente, vir a substituir os serviços de pesquisa paga não deverá ser descurada.
Nas diferentes pesquisas que fiz, este foi o termo que encontrei com frequência, mas confesso que o conceito não me é familiar. Por favor, confirmem se está correto. – tradução a partir do inglês “generative pretraining”.
Inscreva-se aqui no IDC Future of Intelligence onde discutiremos esta temática!
Esperamos por si!