Intelligent Business Planning to Manage Uncertainty – Oracle no IDC Futurescape 2022

Como é possível gerir a incerteza no futuro em matéria de negócio? A pergunta não tem resposta fácil, mas Jaime Marijuan falou sobre as melhores estratégias para conseguir minimizar o problema

Intelligent Business Planning to Manage Uncertainty - Oracle no IDC Futurescape 2022

A necessidade de se definir um plano de negócios empresarial para fazer face a tempos de incerteza esteve na base da apresentação da Oracle na mais recente edição do IDC Futurescape.  

Jaime Marijuan, director, Industry Solution Marketing – Manufacturing da Oracle falou de um “Intelligent Business Planning to manage uncertainty” recordando que, se olharmos para os últimos dois a três anos, “com a pandemia e os desafios que trouxe, temos aprendido muito sobre momentos de incerteza”.  

No que respeita a empresas e clientes Oracle, a grande pergunta que se vai colocando é “Como gerir a incerteza no futuro?”. Torna-se importante saber se será possível prever o que vai acontecer; se é possível prever disrupções; e se, no caso de não se conseguir, saber então “como deve uma empresa preparar-se melhor para lidar com tudo isto quando surgir?” 

IDC Futurescape fevereiro 2022, Lisboa

Jaime Marijuan sabe bem que “este tipo de situações não se resolvem carregando apenas no botão on/off” motivo pelo qual as empresas se devem preparar, e aos seus sistemas, para serem mais flexíveis e mais adaptáveis”. Na verdade, o relacionamento com clientes, empregados e fornecedores deve também ser alvo de análise “e muita flexibilidade”.  

“A organização mais bem preparada é a que consegue responder mais rapidamente aos desafios quando eles surgem”, defende Jaime Marijuan. Da mesma forma, integrar os planos à velocidade exigida pelo próprio negócio “não é o grande desafio, mas antes entendê-los e adaptar-se de facto”.  

A pensar nestas diferentes realidades, a Oracle disponibiliza a framework Integrated Business Planning and Executiuon (IBPX) que garante uma aproximação entre o planeamento e a execução em si. A solução permite definir “um plano de negócio integrado e a sua consequente execução, com recurso às mais recentes tecnologias”. 

Jaime Marijuan Castro

Jaime Marijuan Castro

Director, Industry Solution Marketing - Manufacturing at Oracle

https://www.linkedin.com/in/jaime-marijuan-castro-4a815014/

Últimos artigos

Future Enterprise

#34 Future Enterprise Show com Madalena Talone