Gestão de documentos, gestão de conteúdos empresariais (ECM), gestão da informação, automatização inteligente de conteúdos...
A multiplicidade de nomes utilizados no setor das IT pode ser confusa para os utilizadores, que apenas procuram uma solução para os desafios diários dos seus negócios. No entanto, todas estas denominações significam, essencialmente, o mesmo: uma plataforma estratégica de digitalização, à escala da empresa, para gerir a informação no contexto dos processos empresariais, de forma eficaz, e orientar o fluxo de trabalho associado. Embora os utilizadores mencionem, frequentemente, a necessidade de uma solução de gestão documental, ou DMS (Document Management System), o que realmente precisam é de uma plataforma de gestão de conteúdos empresariais, ou ECM (Enterprise Content Management).
Uma solução de ECM estende-se a um âmbito muito mais amplo: abrange todo o ciclo de vida dos documentos, e-mails e ficheiros, e incorpora funcionalidades de gestão de processos. Segundo a AIIM, esta última inclui as estratégias, métodos e ferramentas utilizadas para capturar, gerir, armazenar, preservar e apresentar conteúdos e documentos relacionados com os processos organizacionais.
Leia mais aqui