Organizações orientadas pelos dados: 3 passos para iniciar esta mudança

No mundo empresarial atual, os dados são uma vantagem competitiva. A utilização dos dados para apoio à tomada de decisão, melhorar a experiência do cliente ou impulsionar a inovação ajudam as organizações a manterem-se um passo à frente da concorrência. Assim, muitas empresas estão a olhar para os seus dados e a mudar o seu modelo de funcionamento de acordo com as informações que conseguem extrair dos dados. Estão, portanto, a organizar-se ou a ser orientadas pelos dados (data-oriented).

De acordo com o Mckinsey Global Institute, as organizações orientadas pelos dados têm 23 vezes mais probabilidades de conseguir novos clientes, além de terem seis vezes mais probabilidades de os reter e 19 vezes mais probabilidades de serem rentáveis.

Contudo, transformar uma organização para ficar totalmente orientada pelos dados não se resume a adotar as ferramentas ou tecnologias mais recentes. É necessário fomentar uma “cultura de dados” transversal a todos os departamentos. Neste artigo, vamos explorar 3 passos essenciais para que as organizações iniciem a sua mudança através do poder dos dados.

1. Definir e executar uma estratégia

Uma estratégia de dados descreve a forma como a organização espera utilizar os dados para orientar todas as decisões e ações relativas a pessoas, processos e tecnologia.
É essencial que esta estratégia responda às seguintes questões:

– Como é que os dados podem ajudar a definir as necessidades da organização? Por exemplo, com o apoio dos dados é possível prever as necessidades de mão-de-obra ou analisar a taxa de rotatividade de funcionários.

– Que tipo de dados devem ser utilizados? Dependendo dos objetivos da organização, pode-se recolher o feedback e o histórico de compras dos clientes, as opiniões da equipa ou tendências de mercado.

– Que recursos são necessários para analisar os dados? É necessário considerar pessoas (há equipa disponível, sabem analisar os dados?) e tecnologia (que ferramentas escolher para recolher e visualizar dados?). Se os dados forem recolhidos e analisados corretamente, será possível responder a perguntas sobre as necessidades da equipa ou oportunidades de crescimento no mercado.

Como comunicar os resultados? Parte da transformação do modelo de funcionamento por dados passa pela partilha da informação recolhida. Esta partilha pode ser adaptada a grupos de trabalho, organizada por métricas ou através de outros modelos que respondam aos objetivos da organização.

2. Fomente uma cultura de dados

O processo de transformação das organizações para ser tornarem orientadas pelos dados requer mais do que tecnologia – é preciso uma mudança na cultura. Para tal, a equipa deve ser incentivada a medir resultados, utilizar os dados para apoiar as suas decisões e a promover a melhoria contínua.

A informação recolhida a partir de dados serve também para orientar as equipas (e a empresa em geral) em tempos de incerteza ou suavizar mudanças necessárias, antecipar necessidades e minimizar riscos. Quando a utilização dos dados se torna habitual, podemos dizer que a organização já teve a sua transformação através dos dados.

3. Medir e avaliar o desempenho de forma contínua

Uma organização orientada pelos dados está igualmente empenhada na melhoria contínua, avaliando o seu desempenho de forma regular. As ferramentas e a tecnologia de análise de dados podem identificar as áreas a melhorar, acompanhar a progressão dos objetivos e medir o impacto das decisões.

Este hábito de medir e avaliar o desempenho garante que a organização está continuamente a aprender e a adaptar-se às condições de mercado, às expectativas do cliente e às novas necessidades de trabalho.

Concluindo…

A alteração do modelo de funcionamento de uma organização pelos dados necessita de uma abordagem metódica e de formação de hábitos para garantir a implementação de uma cultura data-oriented.

Este processo de transformação requer estratégia, alinhamento da equipa e investimentos tecnológicos. Os benefícios incluem melhorias nas tomadas de decisões, mais eficiência, melhores experiências proporcionadas aos clientes e, muito provavelmente, vantagem competitiva.

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