“Para investir em marketing é preciso ter uma equipa interna”
De facto, quando falamos na criação de uma equipa interna de Marketing, há sem dúvida um grande investimento, principalmente financeiro. No entanto, essa não é a única forma de desenvolver a estratégia de Marketing. Além de ser uma opção de menor custo, contar com uma agência especializada no Marketing para o seu segmento, é a garantia de trabalhar com profissionais experientes e por dentro das necessidades do mercado.
“Qualquer ação é melhor do que não fazer nada.”
Fazer qualquer ação pode ser pior que não realizar nada. Há uma série de componentes que podem explicar essa situação. A primeira delas está num ponto fundamental: o investimento. Investir em Marketing é algo feito com o intuito de alcançar determinados objetivos como, por exemplo, o aumento do tráfego no website ou o número de inscrições online num determinado curso. O sucesso dessas ações, só pode ser medido caso saiba onde se quer chegar e como o quer fazer, e para isso precisa de uma estratégia de Marketing bem definida.
“Sou um profissional das tecnologias, mas não sou apto para vender.”
Por mais que queira concordar com essa afirmação, o facto é que não há ninguém melhor do que a sua empresa para falar sobre o próprio produto ou serviço. Não ter uma experiência prévia em vendas, não significa não ter êxito. Além disso, uma vez mais entra a necessidade de um planeamento de Marketing Digital, totalmente alinhado com a equipa comercial.
“Marketing é muito caro.”
Durante muitas décadas, a ideia de fazer Marketing era algo muito oneroso, em especial para as pequenas e médias empresas. Não há dúvidas de que comprar um espaço comercial nos media tradicionais exige um grande investimento, mas no Marketing Digital o assunto é diferente. Há inúmeras maneiras de fazer Marketing para a sua empresa sem precisar dedicar uma grande fatia do seu orçamento. Os canais como as redes sociais, blogs, plataformas de streaming de vídeo e novas metodologias como o Inbound Marketing transformaram o mercado.
“A minha empresa é muito pequena para investir em Marketing.”
As barreiras físicas não devem ser o limite para o desenvolvimento de uma estratégia de Marketing Digital. Toda a empresa, independentemente do tamanho, tem a sua audiência. Sem dúvida, grande parte dessas pessoas estão nas redes sociais e a buscar conteúdos com frequência. Portanto, seja com foco na sua freguesia, cidade ou região, há sempre a possibilidade de expandir os negócios através do Marketing.
“Se comparado ao Marketing tradicional, o Marketing digital é algo fácil de ser executado.”
O Marketing Digital é mais acessível do que o modelo tradicional, tanto na capacidade de execução quanto nas ferramentas disponíveis. No entanto, não confunda essa facilidade de acesso com simplicidade na execução das tarefas. Se iniciar uma estratégia digital está nos planos da sua empresa, estude bastante, procure conteúdos de qualidade e materiais práticos que ajudem no desenvolvimento das ações e análise dos resultados.
“Um conteúdo de qualidade vende-se autonomamente.”
Infelizmente, a produção de um conteúdo de qualidade não é o suficiente para garantir o seu sucesso. Ainda do planeamento do material, não se esqueça de incluir as suas estratégias de distribuição. Pensemos num blog post, por exemplo. É possível que traga inúmeras informações relevantes, dados sobre o mercado e relatos de profissionais do mercado. Contudo, como pode garantir que as pessoas vão aceder ao seu blog para ler o conteúdo?
“Marketing digital é apenas uma moda.”
Dizer que o Marketing Digital é uma moda, é o mesmo que dizer que a internet é algo passageiro. Atualmente, já não é possível pensar mais em como é a vida sem estarmos conectados. Exemplo disso, é o mapa que nos conduz do trajeto do trabalho para a casa ou a aplicação do banco. É simplesmente impossível pensar em realizar metade do que realizamos no dia a dia sem a web.