IDC Directions® - Best of dia 1 de Outubro!
Future of Digital Innovation and Business Models
Na economia digital, as organizações vão ser igualmente grandes produtores de serviços digitais baseados em software para os seus próprios clientes e mercados, assim como consumidores de software para as suas operações. Funcionar como uma “fábrica de inovação digital” baseada em software vai estar no centro da capacidade das organizações se diferenciarem e de concorrerem de um modo sustentável no seu setor de atividades.
Os esforços de inovação digital das organizações devem ser construídos em redor de modelos de fornecimento, desenvolvimento e distribuição de software “nativo digital”: alimentado por ecossistemas e plataformas híper-conectadas, que funcionam a hipervelocidade e produzem serviços digitais diferenciadores com escala.
- Em 2022, o número de organizações que apenas utilizam aplicações comerciais de fabricantes irá passar de 95% para 75%, à medida que aumentam o desenvolvimento interno de aplicações à medida.
- Alimentados pelos esforços de transformação digital, despesa corporativa e enfase no desenvolvimento de software interno, o investimento com software de inovação digital vais crescer mais 50% em 2023.
- Em 2023, 60% das Global 2000 já terão implementado os mecanismos para possibilitar e desenvolver seu próprio ecossistema de software.
- A percentagem de código utilizado em aplicações pelos programadores derivado de ‘marketplaces’, repositórios de código e plataformas vai crescer para 80% em 2025 (de 30% em 2019).
- Em 2025, o número de organizações que lançam código diariamente vai crescer de 3% em 2019 para 60%.
Future of Digital Infrastructure
Na economia digital, as organizações são digitais, o que significa que uma grande percentagem das suas receitas está dependente da velocidade, escala e resiliência da infraestrutura ubíqua – infraestrutura implementada nas suas instalações e a infraestrutura externa “alugada” globalmente para disponibilizar os serviços digitais. Assim como quando a fábrica pára, quando a infraestrutura digital está inoperacional, o negócio parou. Reconhecendo esta correlação direta entre receitas e infraestrutura de TI, as organizações vão concentrar os seus investimentos na mitigação do risco associados à divida técnica e ao aumento da resiliência tecnológica. Vão deixar de olhar para a infraestrutura como algo que é adquirido, implementado e mantido, e passar a olhar para um recurso que é consumido e administrado. A governação torna-se critica neste ambiente, na medida em que as organizações devem investir em pessoas e processos que possam definir e reforçar a conformidade, a interoperacionalidade e a confiança.
- Em 2022, 46% dos produtos e serviços de uma organização vão ser digitais ou entregues digitalmente, aumentando a confiança das organizações na infraestrutura de TI.
- Em 2022, as interrupções na infraestrutura e penalidades associadas ao extravio de aplicações e acesso não autorizados a dados vai representar 30% das perdas totais do negócio das empresas.
- Em 2022, 40% das organizações vão incorporar métricas de resiliência digital nos seus ‘dashboards’ corporativos.
- Em 2023, 60% da implementação de novas infraestruturas será realizada na periferia, em lugar de ser no centro de dados (cerca de 10% atualmente).
- • Em 2023, o número de aplicações executadas na periferia e em centros de dados das organizações irá crescer 300%.