#24 Future Enterprise Show com David Faustino

Numa conversa com, David Faustino, Managing Director da Nexllence percebemos quais as características que moldaram o seu percurso profissional, como olha para a digitalização em Portugal e o que considera mais importante no momento de escolher uma carreira profissional. Mas não só!

#24 Future Enterprise Show com David Faustino

Com uma carreira intensa e extensa na área da tecnologia, David Faustino, Managing Director da Nexllence foi o mais recente convidado da iniciativa Future Enterprise Show. Esta iniciativa da IDC em parceria com a Nova IMS e o apoio da Nexllence, visa discutir os principais temas do futuro das organizações numa economia mais digital. 

Nesta conversa, começamos por perceber qual é, afinal, a característica mais marcante da personalidade de David Faustino e que o tem ajudado ao longo da sua carreira nesta área: gosto pelos desafios foi a resposta. Diz este responsável que “criar um novo objetivo, juntar uma equipa em torno dele, saber que o objetivo é ambicioso, que vamos aprender muito, que vamos falhar, mas que estamos a sair da nossa zona de conforto é muito estimulante”. Igualmente desafiante é a necessidade de “definir uma estratégia para chegar à meta e conseguir atingir esse objetivo”.  

E esta característica tem-se revelado “particularmente relevante no último ano quando decidimos criar a Nexllence”, diz David Faustino. E, na realidade o que foi feito foi “agarrar num conjunto de unidades de negócio de uma empresa cotada (a Glintt), definir uma nova identidade, criar a marca e estabelecer a estratégia percebendo qual o valor que a marca pode trazer para clientes, colaboradores e acionista”. Este é, de resto, o mais recente desafio de David Faustino que, em jovem começou o seu percurso profissional na consultoria em Barcelona, daí viajou até Paris e terminou em Londres, antes de regressa a Portugal e abraçar novos desafios no âmbito do desenvolvimento de negócio e ainda como gestor. 

Em Portugal, o responsável da Nexllence considera que a transformação e a transição digital têm ainda muito caminho a trilhar: “Passámos em 2008 por uma crise de crédito e logo a seguir em 2013 pela crise da dívida soberana até 2017, e isso levou a que Portugal tivesse passado um período de 10 anos em crise, com cortes nos orçamentos e ficasse genericamente atrasado face a várias outras economias; ora esta é a oportunidade de fazer esta mudança.”  

IDC Future Enterprise Show dezembro 2021, Lisboa

David Faustino atribui aqui um “papel muito importante ao Estado que com o PRR tem oportunidade de se modernizar”, mas também às organizações portuguesas e ainda às pessoas. No tema das pessoas, “Portugal tem muito a ganhar, temos talento muito bom e capacidades digitais fortes, embora haja ainda um fosso a combater”. 

O futuro do IT, o papel dos CIO e um pouco da história da Nexllence foram ainda temas abordados durante esta conversa antes de David Faustino explicar que conselhos deixa aos filhos numa altura em que estes se encontram num momento crucial das suas vidas: a tomada de decisão face ao futuro profissional.  

“Olhamos para eles enquanto indivíduos e para as suas características pessoais, explicamos como achamos que o mundo vai evoluir e depois tentamos que tomem decisões que não comprometam demasiado o seu futuro”, referiu.  

Pode também assistir ao episódio completo aqui : Spotify​ , Google Podcasts  ou outras plataformas.

Gabriel Coimbra

Gabriel Coimbra

Group Vice President and Country Manager at IDC

https://www.linkedin.com/in/gcoimbra/

Fernando Bação

Fernando Bação

Professor Catedrático na Nova Information Management School

https://www.linkedin.com/in/fernando-ba%C3%A7%C3%A3o-4024152/

Últimos artigos

Future Enterprise

#34 Future Enterprise Show com Madalena Talone