Asset 21

Capacitar as equipas para o Trabalho Remoto

Segundo o INE - Instituto Nacional de Estatística, no ano passado, havia 120 000 Portugueses a trabalhar remotamente parcial ou a full-time. Um número que duplicou no espaço de apenas 4 anos.

O trabalho remoto é um tema que tem vindo a ser discutido ao longo dos anos. Com vários estudos realizados, a grande maioria conclui que maior parte dos trabalhadores prosperam quando têm a oportunidade de trabalhar a partir de casa.

Com os novos casos confirmados de Coronavírus a aumentar em todo o mundo, as organizações estão a reforçar as suas ações para ajudar a conter o vírus, ao pedirem às suas equipas para trabalharem de casa.

A revista Forbes anunciou que algumas empresas, como os gigantes Microsoft, Amazon e Facebook, estão até a promover o trabalho remoto, sobretudo em áreas geográficas que registam uma elevada taxa de infeção. A Dentsu, agência de publicidade Japonesa, pediu a todos os seus trabalhadores da sua sede de Tóquio para não voltarem aos escritórios.

Se ter toda a sua equipa a trabalhar a partir de casa parece uma medida drástica para a sua organização, não o deveria ser. Na realidade, a nova cultura de trabalhar remotamente está a ganhar popularidade à medida que cada vez mais indivíduos e líderes se apercebem das vantagens desta mesma abordagem de trabalho. As aplicações altamente desenvolvidas disponíveis no mercado, que permitem a colaboração e comunicação entre colaboradores a qualquer hora e em qualquer lado, têm revelado significativos níveis de produtividade mesmo fora do espaço de trabalho convencional.

Capacitar o trabalho remoto com o Microsoft Teams

Desde que foi lançado em 2017, o Microsoft Teams tem-se registado como uma das aplicações com mais rápido crescimento da história da Microsoft. O Office 365 E1 inclui o Microsoft Teams, uma ferramenta que facilita a conversação e colaboração quando trabalha remotamente e permite a organização de documentos e processos entre equipas numa só plataforma. Simplifica o trabalho de equipa, reuniões com clientes e fornecedores e permite ainda partilhar e coeditar conteúdo.

No presente, existem mais de 500 000 organizações que utilizam o Microsoft Teams em todo o mundo. Saiba mais como esta app de colaboração pode simplificar o trabalho remoto na sua organização!

    Credit: Microsoft UK

As suas reuniões em casa como se estivesse no escritório

A componente de Meetings no Teams permite ter os seus colegas, clientes e fornecedores cara-a-cara. Onde quer que esteja, o Teams replica a experiência de reunir numa sala do escritório.

Organize e faça a gestão de projetos com canais de comunicação

Como numa equipa nunca há apenas um projeto em mãos, o Teams facilita a criação de diferentes equipas para diferentes temas, sendo que cada equipa pode criar os seus próprios canais para diferentes propósitos. Por exemplo, a sua equipa pode ter um canal para cada projeto, facilitando a organização entre colaboradores e permitindo que todos vejam o que se passa em cada um.

Comunique com colegas usando a funcionalidade de Chat

O Microsoft Teams permite uma comunicação a partir de qualquer lugar e qualquer dispositivo, uma vez que tem funcionalidades de chat, voz e vídeo, crucial para a colaboração entre equipas. As conversas de chat são guardadas, pelo que pode fechar e voltar a abri-las quando desejar sem perder nenhum detalhe.

As mensagens são visíveis para toda a equipa, contudo, pode também ter conversas one-to-one ou one-to-many, e evocar diferentes colegas através do símbolo @ antes do nome, como em qualquer outra plataforma ou rede social.

Integração com Office 365 e apps externas

No Microsoft Teams, os utilizadores podem abrir e editar documentos Word, PowerPoint, Excel, entre outros, sem terem de fazer download, edição e um novo upload do documento. Para além das aplicações do Office 365, pode também conectar centenas de apps e serviços externos que já utiliza. Desta forma, o Teams permite a total customização da sua experiência de trabalho na plataforma para que nada perturbe o seu fluxo de trabalho.

Segurança & Compliance

Por último, todas estas funcionalidades do Teams são seguras. A plataforma encripta todos os dados partilhados num modelo operacional transparente sem acesso a dados do cliente. Saiba mais sobre a política de segurança e compliance do Teams aqui.
Contacte-nos através do e-mail [email protected] para que possamos guiar a sua organização na implementação do Microsoft Teams, desde a integração técnica da plataforma e definição de políticas de utilização ao Onboarding e formação das suas equipas, para que possam usufruir ao máximo do trabalho remoto com o Teams.