Somos-Asseco-PST-IDC-detail

Como ser bem-sucedido no Novo Normal

Fez agora um ano que as nossas vidas mudaram, com a entrada em cena de um vocábulo que praticamente só conhecíamos dos dicionários: pandemia. Um ano de teletrabalho depois, boa parte do qual em confinamento geral, a Asseco PST soube reinventar-se e adaptar-se, mantendo ativo o propósito de servir cada vez melhor o cliente.

Na Asseco PST fomos rápidos e ágeis a adaptarmo-nos ao Novo Normal, passando a realizar a maioria dos projetos remotamente, com o indispensável suporte da nossa presença local nos diversos mercados onde operamos. Antes mesmo de as autoridades públicas terem decretado o confinamento obrigatório, já nós tínhamos implementado um modelo de teletrabalho para todos os colaboradores. 

Os últimos 12 meses foram altamente desafiantes pelas incertezas e variáveis em constante mudança. Mas nada obstou a que nos mantivéssemos sempre 100% ligados – entre equipas, entre geografias e na articulação permanente com os clientes.

Ganhámos novos projetos, designadamente em Angola e Moçambique na área do digital; implementámos uma solução inovadora de pricing de movimentação em São Tomé e Príncipe; desenvolvemos uma nova interface com a plataforma FXGO da Bloomberg; estabelecemos uma parceria com a Asseco SEE (Southern Eastern Europe) para o desenvolvimento de uma solução de canais digitais em Timor; e concretizámos a primeira solução de rastreamento de transferências financeiras internacionais, via Swift GPI Tracker, em Portugal; entre vários outros projetos. 

Ainda no campo do desenvolvimento, mantivemos a nossa dinâmica de investigação e inovação, tendo realizado provas de conceito em Machine Learning e Blockchain.

Perante a necessidade de encontrar um novo modelo que nos permitisse manter um elevado grau de proximidade junto dos clientes num contexto pandémico, organizámos e participámos em múltiplos webinars, fóruns e conferências online nos últimos 12 meses. Já no primeiro trimestre de 2021 promovemos dois webinars com dois parceiros de dimensão mundial: a IBM e a Dell Technologies.

Apostados em reforçar a aproximação às universidades, patrocinámos o curso “Empreendedorismo FCT”, promovido pela Universidade Nova, e mantivemos vivo o sentido de exercício de uma responsabilidade social ativa, desenvolvendo atividades de voluntariado e intervenção comunitária. Através do nosso Team Solidário, o espírito de missão da empresa e dos seus colaboradores fez-se notar em várias frentes, de Lisboa a Beirute, da Madeira a Moçambique e a Angola.

O primeiro trimestre de 2021 já demonstrou que este ano será tanto ou mais desafiante do que 2020, o ano em que confinamento, quarentena, assintomático e zaragatoa foram algumas das palavras mais pesquisadas nos dicionários do mundo inteiro. Face aos desafios que se avizinham, continuaremos a ser resilientes, mas também eficientes e ambiciosos. Sem nunca esquecer a ambição de servir cada vez melhor os clientes.

Somos Asseco PST!