responsabilidade-social-asseco-pst

Asseco Solidária cumpre missões de carácter social

A Asseco Solidária é o veículo por excelência da nossa vertente de responsabilidade social nas várias geografias.

As ações de carácter social nunca são demais. No último ano, a Asseco Solidária interveio sobretudo nas três principais geografias onde atuamos: Angola, Moçambique e Portugal.

Assim, em Angola destacou-se a doação de bens essenciais no Hospital Pediátrico David Bernardino, a par da doação de impressoras e Tonners para o INTASA – Instituto Angolano de Solidariedade de Artes e Saber.

Em Moçambique, o foco esteve na doação de bens de primeira necessidade para a população de Cabo Delgado, no extremo nordeste do país, alvo da atuação de grupos armados que espalharam o terror pela província. A doação foi concretizada através da plataforma Makhobo.

Na Madeira, onde a empresa tem as suas raízes, fizemos uma parceria com o DN Madeira para levar a magia do Natal a 800 crianças desfavorecidas e optámos por acompanhar e apoiar uma família carenciada residente no Funchal que havia sido afetada pelas enxurradas do inverno passado.

Também no Funchal, a par de Lisboa, procedemos à entrega de 120 sacos-cama destinados a pessoas em situação de sem-abrigo, material que foi canalizado através de três instituições de solidariedade (Associação CASA, Comunidade Vida e Paz, e Legião da Boa Vontade).

No quadro das parcerias, o destaque foi também para as três parcerias com a Make-A-Wish, nos programas “Move For Wish Kids”, “Realizar 1 Desejo” e “Estrelas de Natal”.

Adicionalmente, colaborámos com a ENTRAJUDA para a preparação de cabazes solidários e efetivou-se um donativo ao Banco Alimentar em Lisboa. Por fim, concretizámos um patrocínio para equipamentos a uma equipa feminina de andebol do escalão sub-20.

Nos últimos dias, a guerra na Ucrânia e o drama de centenas de milhares de refugiados em fuga de um país martirizado têm centrado as nossas atenções. Num curto espaço de espaço conseguimos recolher e entregar um conjunto de bens de primeira necessidade, entre alimentos e material de saúde, doados pelos nossos colaboradores.

Em articulação com a paróquia lisboeta do Campo Grande e a Junta de Freguesia de Alvalade, todos os donativos foram encaminhados para os camiões que partem diariamente para as zonas necessitadas da Europa de Leste.

Todas estas ações, coordenadas pelo Team Solidário, só foram possíveis com a colaboração de todos. A pandemia alterou-nos as rotinas, mas não nos fez esquecer os valores da dádiva, partilha e voluntariado. Só assim foi possível angariar as verbas e os bens que nos permitiram continuar a ajudar os que mais precisam.