Modern digital data network

Portugal Como o Próximo Hub Digital – Quais as Oportunidades e os Desafios?

O painel de oradores conta uma experiência enorme na área e que certamente muito acrescentou ao tema. Dados, Data Centers, Hyper Scale Data Centers e como tornar Portugal um Hub Digital Oportunidades e Desafios foram os temas que o Painel trouxe a palco.

A Moderadora, Fátima Caçador, Diretora da Casa dos Bits e Sportinforma, começou por apresentar o painel que nos apresentou Portugal como o próximo Hub Digital, quais as oportunidades e os desafios para Economia portuguesa. O painel de oradores conta uma experiência enorme na área (em palco estiveram perto de 100 anos de experiência acumulada, como referiu a Moderadora) e que certamente muito acrescentou ao tema. Dados, Data Centers, Hyper Scale Data Centers e como tornar Portugal um Hub Digital, foram os temas que o Painel trouxe a palco.

João Dias, Administrador da AICEP, esclareceu se Portugal pode ser considerado um Hub Digital (mesmo que pequeno) ou não, «todos os que têm acompanhado as notícias têm dado conta que Portugal nos últimos anos tem atraído nos últimos anos uma série de investimentos, muito interessantes (...): centros de inovação, centros de desenvolvimento de tecnologia, de grandes players internacionais , que há 10 ou 20 anos era impensável nós pensarmos no caso da Mercedes, Volkwagen...». Um dos Projetos mais recentes, tendo dado origem a muitas notícias e gerado interesse é o SINES 4.0 e foi por essa razão que a Moderadora passou a palavra a Afonso Salema, Managing Director Start Campus. Sobre o tema, o responsável falou-nos que «Se Portugal é um Hub Digital? Não é, mas poder ser». Tendo aprofundado o que significa o projeto Sines 4.0 e como é que pode contribuir para o posicionamento do nosso país.

Carlos Paulino, Managing Director, Equinix, explicou se efetivamente os dados não passam ainda por Portugal, ou se não estão a passar como deviam, assim como reforçou a ideia de que Portugal ainda não é um Hub Digital. De seguida foi a vez de Augusto Fragoso, Diretor Geral Informação e Inovação da Anacom, partilhar com a audiência sobre a questão da conectividade e porque é que estamos, ou não, tão posicionados nesta área: «antes de mais dizer que, vou ficar muito contente, quando eu puder realmente afirmar que o ajudei a fazer, mas neste momento ainda estamos no processo».

Para encerrar a primeira ronda de perguntas, Fátima Caçador passou então a palavra a Pablo Ruiz-Escribano, Vice President Secure Power & Field Services Iberia, Shneider Electric, que convidou o orador a partilhar o conhecimento que adquiriu na Shneider Electric no que toca a Hyper Scale Data Centers. À opinião dos colegas de painel, o Responsável acrescentou ainda que «temos de trabalhar de uma maneira mais holística e temos de cegar a todos os pontos da cadeia de valor dos dados».

De Data Centers, à capacidade de Portugal se destacar na Europa no setor, foram vários os temas que o Painel falou, explicando em que condições, oportunidades e desafios é que Portugal se pode tornar um Hub Digital. Já lhe revelámos de que forma é que painel começou, agora, convidamos a conhecer as restantes conclusões no vídeo abaixo.

IDC Directions 2021 - Closing Panel Portugal como o próximo Hub Digital Oportunidades e Desafios | MODERADORA - Fatima Caçador, Diretora, Casa dos Bits e Sportinforma, Afonso Salema, Managing Director Start Campus, João Dias, Administrador AICEP, Pablo Ruiz-Escribano, Vice President Secure Power & Field Services Iberia, Shneider Electric, Carlos Paulino, Managing Director, Equinix, Augusto Fragoso, Director Geral Informação e Inovação, Anacom.