Por que é que o wireless é tão vulnerável?

Mais do que nunca os nossos dispositivos requerem ligações à internet e é impensável não termos acesso a uma rede wireless para nos podermos ligar, seja para trabalho ou lazer. E não dependemos das redes só para ligar telemóveis ou computadores.

É realmente uma combinação de design e oportunidade. Muitos dos dispositivos que são ligados à internet são construídos tendo em mente a conveniência, não a segurança, de modo a que geralmente possuem interfaces vulneráveis, armazenamento desprotegido, backdoors codificados, comunicações não encriptadas e procedimentos de emparelhamento inseguros que podem ser explorados.

Temos televisões inteligentes, aspiradores inteligentes, automóveis inteligentes, casas inteligentes… parecem equipamentos do futuro para muitos, mas quantos de nós não usamos ratos ou teclados conectados ao computador sem fios ou impressoras sem cabos?

Genericamente, este tipo de equipamentos comunica através de wifi, através de hotspots abertos, redes públicas ou sem qualquer administração e ligações sem fios ponto a ponto (P2P), de modo a que são completamente invisíveis para os sistemas tradicionais de gestão de segurança das empresas.

(In)segurança dos dispositivos que ligamos via wireless.
(In)segurança dos dispositivos que ligamos via wireless.

Se pensarmos que o número de dispositivos conectados atualmente ultrapassou em larga escala o da população mundial global, percebemos facilmente que alguns problemas estão a surgir com o aumento da utilização da internet, dos dispositivos móveis e, hoje, dos “dispositivos” de IoT. Por outro lado, se pensarmos no número de colaboradores da nossa empresa versus o número de dispositivos que cada um utiliza tanto no seu posto de trabalho como em casa, começamos a analisar de outra perspetiva a dimensão deste dilema.

Como podemos minimizar então este problema?

A DigitalSkills distribui em Portugal uma solução que bloqueia todos os vetores de ataque, dando às empresas a visibilidade total de todas as atividades de IoT através da utilização de pequenos Smart Protects, não-intrusivos, que monitorizam continuamente a atividade de todos os dispositivos inteligentes conectados nas frequências de WiFi e Bluetooth das empresas e mitigam ameaças quando identificadas. Esta solução chama-se Harmony IoT e foi desenvolvida pelo nosso parceiro: Orchestra Group.

Os Smart Protects da Harmony IoT são rápidos e fáceis de implementar, não requerem acesso à rede ou a ativos e são completamente independentes, sem agentes e “out-of-band”. O dashboard da solução permite controlar o que acontece nas frequências em uso em qualquer local da organização, com a capacidade de monitorizar atividades, definir políticas e reagir a ameaças em tempo real.

Finalidade dos Smart-Protects da Harmony IoT.
Finalidade dos Smart-Protects da Harmony IoT.

Que tal proteger os seus ativos e o espaço envolvente das suas instalações contra ataques via WiFi e Bluetooth?

A Harmony IoT identifica com precisão vulnerabilidades e ameaças de dispositivos com conexão inteligente que estão ativos no seu ambiente. Ele evita atividades maliciosas de IoT e violações de políticas, em tempo real, para manter sua empresa protegida.

Com a utilização desta solução, a sua empresa poderá adquirir e utilizar dispositivos IoT e equipamentos sem fios, tendo a garantia de que tem uma defesa a nível empresarial que identifica, monitoriza e protege de maneira rápida e fácil todos os dispositivos conectados de forma inteligente que operam dentro e à volta da sua empresa, não havendo ainda soluções concorrentes conhecidas no mercado internacional.

Com a Harmony IoT, o responsável de segurança da sua empresa sabe exatamente o que está a acontecer e pode proteger os seus ativos críticos contra ataques.

Características da solução.
Características da solução.

Consulte-nos para conhecer esta solução em maior detalhe e para agendar uma demonstração.

www.digitalskills.pt | [email protected] | 217 923 841