09.2020- Directions

Future of Trust in a Cloud World: Pervasive Integrity – Per Melker em IDC Directions®2020

Obter a “confiança” é fundamental para uma organização ser bem-sucedida na economia digital. A confiança transforma-se num tópico nos conselhos de administração, conforme a linguagem de confiança se altera. As conversações passam de descrições qualitativas e abstratas sobre segurança e confiança para expressões quantitativas do risco.

IDC Directions®2020 - Future of Trust in a Cloud World: Pervasive Integrity

Obter a “confiança” é fundamental para uma organização ser bem-sucedida na economia digital. A confiança transforma-se num tópico nos conselhos de administração, conforme a linguagem de confiança se altera. As conversações passam de descrições qualitativas e abstratas sobre segurança e confiança para expressões quantitativas do risco. Os programas de confiança digital vão sendo desenvolvidos à medida que a gestão da reputação das atividades digitais e da reputação geral vão estar mais intimamente ligados à capacidade de conduzir o negócio.

IDC Directions setembro 2020, Lisboa

Os clientes, e todo o ecossistema, vão ter em consideração a reputação digital de quem escolhem para fazer negócio. Os clientes são proprietários dos dados que criam e capturam, mesmo que sejam partilhados numa plataforma digital. Os clientes esperam que as organizações capturem dados sobre eles, mas que mantenham a privacidade e o anonimato. Por outro lado, as organizações que guardem dados de clientes vão ter uma maior responsabilidade e devem ser responsabilizadas para manter as expetativas dos clientes.

  • Em 2023, 50% das Global 2000 vai nomear um Chief Trust Officer, que irá orquestrar a confiança através das diferentes funções, incluindo segurança, finanças, recursos humanos, risco, vendas, produção e jurídico.
  • Em 2025, dois terços dos conselhos de administração das Global 2000 irá solicitar uma iniciativa formal de confiança para aumentar a segurança, a proteção de privacidade e a execução ética da organização.
  • Em 2025, os algoritmos vão ser auditados por entidades independentes.
  • Em 2025, 40% das empresas da Fortune 1000 vão exigir que os parceiros e fabricantes tenham avaliações (rates) de confiança como condição para realizarem negócio.
  • Em 2025, as novas organizações de media vão investir 1% das receitas publicitárias em serviços de auditoria e de classificação baseados em blockchain, IA e gestão de direitos digitais para garantir a veracidade da informação.
Per Melker
Group Vice President/GM IDC & CIO Executive Council