Captura de ecrã 2021-03-31, às 07.07.55

A Importância da Segurança e Privacidade na Adoção de uma Estratégia de Cloud

Bruno Horta Soares, Leading Executive Advisor da IDC, recebeu no Digital Leader Panel – Security & Privacy, Vergílio Rocha, Consultor Transformação Digital, Nélio Marques, da INCM e Francisco Baptista do MAI.

IDC Multicloud Conference 2021 | Digital Leader Panel |Security & Privacy

Foi Bruno Horta Soares quem começou por introduzir o Digital Leader Panel “Security & Privacy”, referindo que «O Março de 2020 foi marcante para todas as organizações, mas especialmente para as empresas que ainda estavam um pouco resistentes de avançar com os programas de cloud, em segurança e com privacidade».

Vergílio Rocha, Consultor de Transformação Digital, veio falar-nos da temática da privacidade e segurança no programa da EDP. Para o Consultor, há dois tipos de organização: as que nascem na cloud, e as que têm de migrar para a cloud. Esta última exige às empresas um "arrumar da casa", um trabalho de arquitetura que tem de ser feito em toda a empresa. Acima de tudo, reforça, «as empresas quando transitam para a cloud, é uma inevitabilidade, mas quando o fazem têm de o fazer com rigor»

Para Francisco Batista, Diretor de Operações (Systems & Data Centers) da Rede Nacional de Segurança Interna do MAI, apesar de a cloud ser uma inevitabilidade, quando falamos da “Rede Nacional de Segurança Interna” existem um conjunto de critérios de soberania que não são ajustáveis a uma simples cloud pública. Acrescenta, explicando, os complexos serviços de cloud privada do MAI, que estão assentes em 4 pilares de Soberania: Administração Interna, Defesa, Negócios Estrangeiros e Justiça. 

Quando se fala da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), é fácil pensar no core da moeda, no entanto, é muito mais do que isso: autenticação de bens, pessoas e dados. Nélio Marques, IT Director da INCM, refere que apesar de a instituição ser das mais antigas, tem agora um grande foco no digital, encontrando-se a digitalizar alguns dos produtos físicos por eles desenvolvidos e que trazemos diariamente na carteira. Para o IT Director, uma estratégia multicloud é muito importante e deverá estar sempre de acordo com o DNA da INCM.

Conheça as especificidades da EDP, MAI e INCM no que diz respeito à Segurança e Privacidade, inerentes à movimentação das empresas para a Cloud.