blockchain 3d

A Confiança e a Segurança de Informação no Blockchain

O IDC Security Roadshow 2021 – Academy Panel: The Future of Trust with Blockchain reuniu Miguel Pupo Correia, Professor no IST ULisboa e Sérgio Guerreiro, INESC-ID no Instituto Superior Técnico, ULisboa, contando com a moderação de Gabriel Coimbra da IDC.

IDC Security Roadshow 2021 - Academy Panel: The Future of Trust with Blockchain | Miguel Pupo Correia, Professor, IST ULisboa; Sérgio Guerreiro, INESC-ID, Instituto Superior Técnico, ULisboa; Gabriel Coimbra, Group Vice President and Country Manager, IDC

O IDC Security Roadshow 2021 - Academy Panel: The Future of Trust with Blockchain começou com uma abordagem ao tema por parte do moderador Gabriel Coimbra, Group Vice President and Country Manager da IDC. A IDC identifica a Tecnologia Blockchain como disruptiva naquilo que se refere ao futuro da confiança e segurança da informação. De seguida foram apresentados os dois oradores convidados: Miguel Pupo Correia, Professor no IST U.Lisboa e Sérgio Guerreiro, INESC-ID, Instituto Superior Técnico, U.Lisboa, que foram convidados a apresentar não só a sua experiência, como também a investigação na área da Blockchain e quais os use-cases. Como já tem vindo a ser comum aos vários painéis da IDC, foram ainda apresentadas as perspetivas do IDC FutureScape: Worldwide Blockchain 2021.

Foi Miguel Pupo Correia, Professor no IST U.Lisboa, quem começou por partilhar a sua visão sobre a Blockchain, o seu futuro e impacto na sociedade. Na sua opinião a Blockchain é uma Tecnologia que está numa fase de amadurecimento e que, comparando com a Inteligência Artificial - que já existe há 60 anos  - surgiu apenas há 12 anos e, enquanto Tecnologia aplicada a casos reais, está ainda a estabelecer-se. Do ponto de vista da segurança dos Sistemas de Informação, Miguel Pupo Correia referiu como vantagens da Blockchain: sendo algo que existe em vários computadores (10000 no caso da Bitcoin e 5000 no caso da Ethereum) a mesma estrutura de dados (registos) esta copiada em vários computadores, permitindo tornar a informação viável para as organizações; paralelamente a isto a Blockchain foi construida para estar descentralizada, sendo gerida e organizada por várias organizações (ao contrário do que estamos habituados presentemente).

Durante o painel, abordou-se também o tema da segurança dos sistemas de informação, tendo sido passada a palavra a Sérgio Guerreiro, INESC-ID, Instituto Superior Técnico, ULisboa, que abordou o tema do ponto de vista da sua aplicação concreta noutros setores, além daquilo que é a sua aplicação tradicional. «A confiança em si, é algo que é novo para os sistemas de informação», tal como começou por dizer e, enquanto tecnologia sem precedentes, a Blockchain oferece-nos uma oportunidade que há muitas décadas não tínhamos nos sistemas de informação. Perante esta introdução, Sérgio Guerreiro avançou que os use-cases que foram construídos ao longo dos anos nos sistemas de informação, perante este novo paradigma mudam substancialmente, tendo decorrido sobre como não só muda a Tecnologia, mas também os processos.

Gabriel Coimbra, falou ainda que a Blockchain não só vai permitir utilizar uma nova tecnologia mais segura, como também criar novos modelos de negócio, como seja usar a Blockchain para rastrear produtos e qual o seu percurso, detalhando de que forma é realizada a gestão dos vários sistemas de informação de forma segura. Foi ainda discutido qual o nível de maturidade dos países na adoção da Blockchain, não só de Portugal, como dos restantes países Europeus. De destacar, tal como disse Sérgio Guerreiro, é realmente necessário investir na investigação, na medida em que estamos a entrar num mundo completamente novo e, nesta sequência, é de destacar o número de empresas, em Portugal e não só, que investem cada vez mais na criação de novas moedas ou tokens contribuindo também para a evolução da Blockchain, como disse Miguel Pupo Correia.

Veja a gravação do IDC Security Roadshow 2021 - Academy Panel: The Future of Trust with Blockchain e conheça a evolução da Blockchain e qual o seu impacto no futuro da Confiança e Segurança dos Sistemas de Informação.