A tecnologia está a revolucionar o retalho – o que nos reserva o futuro?
Por Carla Fonseca, CMO, BI4ALL
“retalho”
Por Carla Fonseca, CMO, BI4ALL
Todos sabemos que estamos a viver tempos difíceis para o sector do retalho, a pandemia afectou de várias formas o sector e lançou também novos desafios.
O setor de retalho está em transformação contínua e o impacto de 2020 foi uma aceleração da transformação digital já em andamento. Nesta sessão, vamos definir nossa visão sobre o envolvimento do cliente B2B e B2C, olhar para as tendências pré-cobertas de 2020, como a indústria reagiu à crise e como a nova realidade pode parecer.
No ambiente competitivo de hoje, os clientes e consumidores estão a valorizar cada vez mais a experiência oferecida pelas empresas como um diferenciador fundamental nas suas decisões.
O setor do retalho está a entrar numa nova fase, onde o comércio digital acelerou mais em 2 meses do que nos últimos 10 anos. Se, por um lado, essas mudanças desafiam o mercado retalhista, subsegmentos (como o e-grocery cresceu mesmo após o bloqueio) com grande pressão sobre operações e custos, por outro representam uma grande oportunidade para os retalhistas acelerarem a transformação digital.
Foi no IDC Portugal Digital Innovation Connection 2020 que o General Manager da APED, Gonçalo Lobo Xavier, apresentou o estado da arte do retalho e de que modo o setor se está a adaptar à evolução tecnológica.
Um padrão recorrente é a alta diversidade de onde e como querem executar cargas de trabalho: desde os passos de cálculo mais pequenos em ecrãs inteligentes e em automóveis, até K8s eficientes em clusters que conduzem fábricas inteligentes e lojas de retalho, até paisagens K8s em infraestruturas de nuvem pública/privada
Uma tarde dedicada ao setor do retalho, onde tivemos a oportunidade de ouvir testemunhos e apresentações de analistas IDC, alguns dos principais players do mercado nacional e finalistas do Portugal Digital Awards!
No actual contexto de pandemia, o futuro do setor do retalho, hotelaria e turismo passa pela capacidade das empresas desenvolverem novos canais e modelos de negócios assentes no digital.
Sobre Cegid, em Portugal Meta4, A Cegid Company: Cegid é uma das principais organizações especialistas em gestão de cloud para os profissionais dos setores de Finanças (ERP, tesouraria, impostos), Recursos Humanos (folha de pagamento e gestão de talento), Contabilidade e Retalho. Com a sua experiência como líder em soluções de gestão da cloud, a Cegid tem um compromisso a longo prazo com os seus clientes e apoia a digitalização das empresas- desde as mais pequenas até grandes contas- assim como dos organismos públicos. A Cegid combina uma visão perspetiva e pragmática do negócio com um domínio das novas tecnologias e um conhecimento único da normativa. Num mundo que muda tão rapidamente, a Cegid abre um universo de possibilidades e revela todo o valor dos negócios aos seus clientes, proporcionando-lhes soluções úteis e inovadoras. A Cegid está presente em Portugal com Cegid Retail para Retaillers, com Meta4, A Cegid Company para as soluções de folha de pagamento e gestão de capital humano e com Cegid Tax para a gestão fiscal. A Cegid conta atualmente com 3.600 colaboradores e comercializa as suas soluções em 130 países. Alcançou uma faturação anual de 498 milhões de euros (a 31 de dezembo de 2020). Pascal Houillon, o CEO da organização, passou a integrar a Cegid em março de 2017. Para mais informação: www.meta4.pt e www.cegid.com