Team of Government Agents Tracking Fugitive with Boss’s Survillance in Big Monitoring Room Full of Computers with Animated Screens.

O Valor da Cloud para o Negócio

A adoção de novas tecnologias rumo à transformação digital é caminho mais que certo em todos os setores de atividade, do público ao privado. E aqui, entra também na equação a nuvem, que tem vindo a ser adotada por muitas entidades do setor publico, a nível mundial.

O Valor da Cloud para o Negócio

Numa sociedade moldada pela extrema volatilidade, a tecnologia assume papel fundamental, em termos de negócio, de trabalho e até em termos políticos. A ideia foi deixada por Massimiliano Claps, research director da IDC durante a mais recente edição do IDC Cloud RoadShow.  

Dados de uma pesquisa IDC dão conta que “a única forma de fazer frente a este tipo de ambiente é conseguir repensar verdadeiramente o framework através do qual as empresas e o setor publico desenvolvem, oferecem e operam serviços e produtos”.  

Massimiliano Claps acredita que a cloud poderá “ter um papel determinante no sentido de acelerar a transformação das empresas e do negócio, adicionando-lhes um enorme valor”. Na verdade, a nuvem é uma forma de ajudar a fomentar o negócio.  

E o responsável da IDC deixa o exemplo da Volvo que, antigamente, a cada lançamento de um novo camião “faziam-se cerca de 3000 testes por projeto”, sendo que atualmente, devido à transformação digital e à cloud, “é possível realizar milhões de testes todas as semanas para se certificarem que o camião que chega ao mercado tem a qualidade certa”.  

Massimiliano Claps acredita, por isso, que “desenvolver novos produtos rapidamente e com elevada qualidade é uma das mais-valias que a cloud pode trazer”. Mas não só: “Permite ainda ajudar a gerar novos modelos de receita, novos modelos de negócio e a melhorar a produtividade.”  

Mas outros são também os caminhos a ter em conta relativamente à cloud, numa altura em que, segundo dados da IDC, 73% dos governos europeus estão a usar já cloud computing e os restantes 23% planeiam vir a fazê-lo. 

Research Director at IDC Government Insights and lead analyst for personal mobility